Lídia PEREIRA
Lídia PEREIRA

Group of the European People's Party (Christian Democrats)

Vice-Chair

Portugal - Partido Social Democrata (Portugal)

Date of birth : , Se Nova

Home Lídia PEREIRA

Member

ECON
Committee on Economic and Monetary Affairs
D-CN
Delegation for relations with the People's Republic of China
D-IN
Delegation for relations with India

Substitute

INTA
Committee on International Trade
ENVI
Committee on the Environment, Public Health and Food Safety
FISC
Subcommittee on Tax Matters

Most recent activities

Recommendation to the Council on the EU priorities for the 69th session of the UN Commission on the Status of Women PT

19-12-2024
Written explanations of vote

Considero que a Recomendação ao Conselho referente às prioridades da UE para a 69.ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto das Mulheres consolida a posição internacional da UE nesta matéria e entendo ser importante garantir o respeito pelos princípios que identificam a União e estão consagrados nos tratados. Entendo que a União deve procurar defender os valores que estão inscritos na Carta dos Direitos Fundamentais da União dentro e fora das suas fronteiras. Acompanho, no geral e essencial, as recomendações que este relatório apresenta. Creio que há matérias que são da esfera de competências dos Estados-Membros e que, por outro lado, devem ser tratadas noutros instrumentos que não um relatório sobre uma posição externa da União; ainda assim, entendo que as propostas que dizem respeito em concreto à Comissão das Nações Unidas, são justas e equilibradas.

EC-Pacific States Interim Partnership Agreement: accession of Tonga PT

18-12-2024
Written explanations of vote

A adesão do Reino de Tonga ao Acordo de Parceria provisório celebrado com os Estados do Pacífico constitui um marco importante para o reforço das relações comerciais e de cooperação entre a UE e a região do Pacífico. Este acordo permite uma integração económica mais profunda, enquanto promove um modelo de desenvolvimento sustentável nas nações envolvidas, uma vez que a UE se tem comprometido a estabelecer parcerias baseadas nos princípios da reciprocidade e da promoção do desenvolvimento económico, social e ambiental.
A adesão de Tonga também permite uma maior diversificação das relações comerciais da UE, o que é relevante do ponto de vista geopolítico. Esta parceria reforça, ainda, a resiliência económica de Tonga, assegurando um comércio mais justo e contribuindo para o combate às vulnerabilidades ambientais e económicas enfrentadas pelos Estados do Pacífico. Por estas razões, a adesão do Reino de Tonga ao Acordo de Parceria provisório mereceu sentido de voto favorável, reconhecendo-se os benefícios mútuos deste reforço da cooperação entre as partes envolvidas.

Contact

Bruxelles

Parlement européen
Bât. ALTIERO SPINELLI
08E154
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Strasbourg

Parlement européen
Bât. LOUISE WEISS
T09074
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex