Home José GUSMÃO
Vice-Chair
Most recent activities
Roadmap on a Social Europe: two years after Porto (debate) PT
Discharge 2021: EU general budget - European Council and Council (A9-0085/2023 - Mikuláš Peksa) PT
O Parlamento tem a responsabilidade de dar quitação pela execução do orçamento geral da União, no qual se inclui o orçamento do Conselho Europeu e do Conselho.
Consideramos que o processo de quitação tem grande importância no reforço da legitimidade democrática das instituições da União, melhorando a transparência e a responsabilização pela utilização de fundos públicos e pondo em pratica o conceito de orçamentação baseada no desempenho, bem como a boa governação dos recursos humanos.
Infelizmente, o Conselho Europeu e o Conselho não partilham da mesma leitura sobre a importância deste processo e, como vem acontecendo desde 2009, recusam-se a prestar contas ao Parlamento Europeu.
Numa altura em que a prestação de contas aos cidadãos é fundamental, assim como as Instituições devem dar o exemplo no cumprimento do Pacto Ecológico Europeu, o Conselho Europeu tem sido alvo de vários escândalos financeiros, como o aumento do seu orçamento para 2024 e o uso excessivo de jatos privados pelo seu Presidente, e imperativo a prestação de contas. Votamos a favor do adiamento da quitação orçamental destas Instituições.
Discharge 2021: European Border and Coast Guard Agency (A9-0142/2023 - Ramona Strugariu) PT
Este voto diz respeito à quitação relativa às atividades e contas do ano de 2021 da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (Frontex). Os processos de quitação são, como previsto nos tratados, um exercício de escrutínio democrático. Conforme as conclusões retiradas sobre o cumprimento orçamental, legal e operacional das instituições e agências da União Europeia, vota-se em sessão plenária se se irá conceder, adiar ou recusar uma determinada quitação.
No caso da Frontex, estão em causa sucessivas investigações, que têm exposto a má gestão e má conduta da agência. Um relatório do OLAF considerou comprovadas as acusações de que agentes da Frontex realizavam pushbacks ilegais e violavam o direito a pedir asilo nas fronteiras europeias. A par dessas situações, o relatório confirmou a existência de uma cultura interna de manipulação e de encobrimento. Subscrevemos as recomendações feitas, mas - pelas razões supracitadas e em conformidade com o voto do ano passado - votamos para que não se concedesse esta quitação. Uma agência que viola direitos humanos e que mente aos eurodeputados não pode merecer mais e mais investimento.

On EP NEWSHUB
Ontem no Comício Internacionalista, com @mmatias_, @younousomarjee e @GuilhermeBoulos O combate pela democracia, sem tréguas. Em todo o mundo. https://t.co/SUipsvxiQu
🔴 Em direto XIII Convenção do @BlocoDeEsquerda https://t.co/hmGYUHVEhV
Obrigado @catarina_mart! https://t.co/Rh3WYe9EO6
Contact
Bât. ALTIERO SPINELLI
01H354
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Bât. SALVADOR DE MADARIAGA
G04046
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex