A Resolução do Parlamento Europeu sobre o Direito a Desligar reconhece a importância de regular o trabalho à distância, cada vez mais potenciado pelos avanços tecnológicos cujas vantagens e desvantagens se tornaram mais evidentes durante a pandemia pela Covid-19. Importa assim potenciar as primeiras e prevenir as segundas.
Entre elas está a disrupção do horário de trabalho e o seu prolongamento excessivo sem qualquer limite com redução do direito ao descanso e do tempo para a vida pessoal e familiar. Esta situação tem sido particularmente grave para as mulheres , as mais sobrecarregadas com o trabalho em casa e com os deveres de cuidado.
A Resolução reconhece estas questões e sugere medidas concretas, encorajando as outras instituições europeias a tomar as medidas necessárias no âmbito das suas competências e reconhecendo o papel da concertação social na resolução deste problema. Ao aprovarmos esta Resolução, deixamos à Comissão uma porta aberta para no decorrer deste mandato promover iniciativas que tornem vinculativas medidas de controlo dos excessos acima referidos.