Please fill this field
Sara CERDAS Sara CERDAS
Sara CERDAS

Gruppo dell'Alleanza progressista di Socialisti e Democratici al Parlamento Europeo

Membro

Portogallo - Partido Socialista (Portogallo)

Data di nascita : ,

Home Sara CERDAS

Vicepresidente

BECA
Commissione speciale sulla lotta contro il cancro

Membro

ENVI
Commissione per l'ambiente, la sanità pubblica e la sicurezza alimentare
D-ZA
Delegazione per le relazioni con il Sudafrica
DLAT
Delegazione all'Assemblea parlamentare euro-latinoamericana

Membro sostituto

TRAN
Commissione per i trasporti e il turismo
DCAM
Delegazione per le relazioni con i paesi dell'America centrale

Ultime attività

Programma d'azione dell'Unione in materia di salute per il periodo 2021-2027 ("programma 'UE per la salute'") (EU4Health) (A9-0196/2020 - Cristian-Silviu Buşoi) PT

13-11-2020
Dichiarazioni di voto scritte

. – 2020 é um ano histórico, com uma pandemia sem igual em dimensão e magnitude, que expôs as fragilidades dos sistemas de saúde de todos os países no Mundo. Na União Europeia, a prestação de saúde é da competência de cada Estado Membro, o que se poderá ter traduzido uma fragilidade inicial na resposta à pandemia.
A comissão apresentou como resposta o plano mais ambicioso de sempre para a saúde europeia.
Mas o Parlamento Europeu foi mais além e aprovou um programa centrado em dois pontos fundamentais, para não repetirmos os erros do passado e garantirmos um futuro sustentável: Um programa centrado em saúde em todas as políticas, e Uma só saúde. Um programa que dê resposta aos principais desafios para a saúde, em matérias de doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis . Que capacite a resposta em saúde da União e que esteja voltado para a redução das desigualdades em saúde, que garanta a acessibilidade universal aos cuidados de saúde, e tenha uma abordagem focada na promoção da saúde e nas diferentes vertentes da prevenção de doença. Com melhorias da literacia em saúde para todos, não deixando ninguém para trás.
E também, e porque é o ano da pandemia: aprendemos as lições. Porque a saúde da UE não pode estar a 27 velocidades, urge uma maior harmonização e coordenação em resposta a crises em saúde, e para isto pedimos a criação um mecanismo europeu de resposta a ameaças em saúde pública. Não podemos esperar por outra pandemia. Precisamos de testes de stress de forma controlada aos diversos sistemas de saúde, para identificar as principais falhas e oportunidades, com parâmetros mínimos para os cuidados de saúde prestados por cada um dos 27. A evidência científica diz-nos que por cada euro investido em intervenções em saúde pública, o retorno a longo prazo é de 14 vezes mais. Com a conclusão das negociações, o orçamento foi triplicado para 5,1 mil milhões. Agora, é altura de o multiplicarmos por 14.

Piano di investimenti per un'Europa sostenibile - Come finanziare il Green Deal (A9-0198/2020 -Siegfried Mureşan, Paul Tang) PT

13-11-2020
Dichiarazioni di voto scritte

. – O relatório salienta a importância do orçamento da União Europeia (UE) e dos investimentos privados sustentáveis na concretização do Plano de Investimento para uma Europa Sustentável. O relatório destaca a proposta de complementar o Fundo para uma Transição Justa (FTJ) com fundos adicionais do Next Generation EU. Destaca ainda a importância dos novos recursos próprios e o seu papel para permitir que o orçamento da UE atinja um nível mais elevado de financiamento para a luta contra as alterações climáticas no futuro.

Programma InvestEU (A9-203/2020 - José Manuel Fernandes, Irene Tinagli) PT

13-11-2020
Dichiarazioni di voto scritte

. – O relatório aprova a proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que cria o programa InvestEU cujo o propósito é apoiar os objetivos estratégicos da União através de operações de financiamento e investimento que contribuam para: a competitividade da União, incluindo a investigação, a inovação e a digitalização; o crescimento e o emprego na economia da União, a sustentabilidade da mesma e a sua dimensão ambiental e climática, contribuindo para os objetivos de desenvolvimento sustentável e do Acordo de Paris sobre alterações climáticas e para a criação de emprego de elevada qualidade; a resiliência social, a inclusividade e a inovação na União; a promoção do progresso científico e tecnológico, da cultura, da educação e da formação; a integração dos mercados de capitais da União e o reforço do Mercado Único; a promoção da coesão económica, social e territorial e a recuperação sustentável e inclusiva da economia da União, em particular das Pequenas e Médias Empresas.

Per contattarci

Bruxelles

Strasbourg