Please fill this field
José GUSMÃO José GUSMÃO
José GUSMÃO

Europos vieningųjų kairiųjų frakcija / Šiaurės šalių žalieji kairieji

Narys

Portugalija - Bloco de Esquerda (Portugalija)

Gimimo data : , Lisboa

Pagrindinis puslapis José GUSMÃO

Pirmininko pavaduotojas

ECON
Ekonomikos ir pinigų politikos komitetas

Narys

D-US
Delegacija ryšiams su Jungtinėmis Amerikos Valstijomis

Pavaduojantis narys

EMPL
Užimtumo ir socialinių reikalų komitetas

Pastarojo meto veikla

Nauja daugiametė finansinė programa, nuosavi ištekliai ir gaivinimo planas PT

15-05-2020
Rašytiniai paaiškinimai dėl balsavimo

. – A presente resolução expressa a posição do Parlamento Europeu em relação às negociações em curso para o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), o orçamento comunitário para os anos de 2021-2027. O texto da resolução tem alguns princípios positivos, que apoiámos, como a necessidade de o novo financiamento ser direcionado para a reconstrução económica segundo os critérios do Pacto Verde europeu. No entanto, não possui formulações suficientemente fortes e vinculativas ou linhas vermelhas definidas, o que seria indispensável, dada a provável oposição do Conselho Europeu. Além disso, embora critique a “alquimia financeira” em que consiste a ideia da alavancagem do investimento privado, a proposta não apresenta valores concretos, acolhe o financiamento privado (que é manifestamente incerto numa crise como a que atravessamos) e acaba por ser tributária dessa perspetiva. Assim, consideramos que a resolução do Parlamento é pouco ambiciosa e não contribui para a defesa de um Fundo de Recuperação à altura da recessão histórica que se avizinha na UE. Abstivemo-nos.

Išskirtinė makrofinansinė parama plėtros ir kaimyninėms šalims partnerėms per COVID-19 pandemijos krizę PT

15-05-2020
Rašytiniai paaiškinimai dėl balsavimo

É urgente toda a solidariedade e apoio da União Europeia para com os países vizinhos nesta fase da pandemia. Não apenas porque a doença não conhece fronteiras, não apenas porque a interdependência económica desses países com a União trará uma natural contaminação da recessão, com prejuízo para ambas as partes, mas porque a solidariedade deveria, e deve ser, um pilar fundamental da União na relação com os seus parceiros externos, em particular nos momentos mais difíceis.
Ora, apesar da urgência de apoio financeiro a estes países, esta proposta de assistência financeira (complementar à de instituições internacionais como o FMI e, portanto, aos seus moldes, pré-condições, condicionalismos e agenda), inscreve-se no quadro neoliberal austeritário que péssimos resultados trouxe para os países assistidos e suas populações, nomeadamente na crise anterior.
Assim, com todas as reservas face à receita de política económica contida nestes programas de assistência financeira, que mais prejudicam do que ajudam, mas para respeitar e não impedir o direito, liberdade e autonomia desses países escolherem beneficiar deste tipo de assistência se assim entenderem (quando se debatem para fazer face a despesas correntes, além das de emergência), abstive-me.

2018 m. biudžeto įvykdymo patvirtinimas: Europos ITER įgyvendinimo ir branduolių sintezės energetikos vystymo bendroji įmonė (A9-0049/2020 - Ryszard Antoni Legutko) PT

14-05-2020
Rašytiniai paaiškinimai dėl balsavimo

Este relatório diz respeito à quitação orçamental do ITER - Reactor Termonuclear Experimental Internacional. Cabia aqui ao Parlamento Europeu aprovar ou rejeitar as contas do ITER, relativas ao ano de 2018, atendendo à forma como implementou o seu orçamento que advém do orçamento global da União Europeia.
De antemão, ressalvar que a nossa posição tem sido pelo termino do financiamento ao projecto ITER - gerenciado pela F4E -, que visa demonstrar a viabilidade científica e técnica da fusão nuclear como fonte de energia. Salvo raras excepções - como para fins medicinais -, consideramos inaceitável a União Europeia continuar a apostar no nuclear como o faz e neste caso particular do ITER falamos de valores estimados em cerca de 6,1 mil milhões de euros para o período 2021-2027. Ainda assim, o Tribunal de Contas Europeu verificou, na análise que consta deste relatório, existir um risco elevado da construção do ITER sofrer novos atrasos e desvios orçamentais que elevam ainda mais os custos deste. A nossa aposta tem de ser por energias verdes e seguras. Votámos contra.

José GUSMÃO
José GUSMÃO

EP tinkle „NEWSHUB“

decorre de uma saudável preocupação com a resolução dos problemas em detrimento da punição pura e dura; ou, pelo contrário, tem mais a ver com uma cultura de corresponsabilização de agressor e vítima que é na prática uma desresponsabilização de quem tem a culpa. Que é o agressor.

Isso é importante, quando a violência doméstica é a maior causa de morte por homicídio neste país, frequentemente após a queixa. O sistema de justiça precisa de promover uma reflexão sobre a forma como avalia estes casos, nomeadamente para perceber se esta prática 4/5

3. Penas suspensas nos 3 casos. Sou dos que ainda acham que a função do sistema de justiça é reabilitar e percebo a dificuldade de decidir em contextos fortemente emocionais. Mas convém não esquecer que a primeira prioridade da justiça é proteger as vítimas. 3/5

Kontaktai

Bruxelles

Strasbourg