Please fill this field
José Manuel FERNANDES José Manuel FERNANDES
José Manuel FERNANDES

Grupp tal-Partit Popolari Ewropew (Demokristjani)

Membru

il-Portugall - Partido Social Democrata (il-Portugall)

Data tat-twelid : , Vila Verde

Dar José Manuel FERNANDES

President

D-BR
Delegazzjoni għar-relazzjonijiet mar-Repubblika Federattiva tal-Brażil

Membru

CPDE
Konferenza tal-Presidenti tad-Delegazzjonijie
BUDG
Kumitat għall-Baġits
CONT
Kumitat għall-Kontroll tal-Baġit
DMER
Delegazzjoni għar-relazzjonijiet mal-Mercosur
DLAT
Delegazzjoni għall-Assemblea Parlamentari Ewro-Latino-Amerikana

Sostitut

EMPL
Kumitat għall-Impjiegi u l-Affarijiet Soċjali
DMAG
Delegazzjoni għar-relazzjonijiet mal-pajjiżi tal-Magreb u l-Unjoni tal-Magreb Għarbi, inklużi l-Kumitati Parlamentari Konġunti UE-Marokk, UE-Tuneżija u UE-Alġerija
DMED
Delegazzjoni għall-Assemblea Parlamentari tal-Unjoni għall-Mediterran

L-aħħar attivitajiet

OPINION on the proposal for a regulation of the European Parliament and of the Council on the establishment of the Reform Support Programme EN

27-05-2020 EMPL_AD(2020)645062 PE645.062v02-00 EMPL
Opinjoni bħala shadow rapporteur
Dragoș PÎSLARU

Assistenza makrofinanzjarja lis-sħab tat-tkabbir u tal-viċinat fil-kuntest tal-kriżi tal-pandemija tal-COVID-19 PT

15-05-2020
Spegazzjonijiet tal-vot (in writing.)

A pandemia de COVID-19 já contaminou mais de 3 milhões pessoas em todo o mundo. A resposta a esta crise, através da adoção de importantes medidas para conter a propagação do vírus, levou à paralisação da sociedade e da economia. Como consequência desta situação, a maioria dos parceiros do alargamento e da vizinhança deverão entrar em recessão este ano.
A Comissão propõe o recurso a uma assistência macrofinanceira (AMF), utilizada para fazer face a crises da balança de pagamentos mediante reformas económicas, para apoiar dez parceiros vizinhos. Esta «AMF de crise» terá uma duração mais curta e incluirá apenas o desembolso de duas parcelas. A primeira será disponibilizada logo que possível após a adoção da proposta e a segunda será desembolsada uma vez cumpridas as condições enunciadas nos memorandos de entendimento. A proposta corresponde a um montante total de 3 mil milhões de EUR, e terá a forma de empréstimos a médio prazo.
A proposta coaduna-se com o compromisso assumido pela UE no sentido de apoiar os parceiros do alargamento e da vizinhança no que se refere às suas dificuldades económicas imediatas. A crise atual constitui um grande desafio para estes países, pelo que o apoio da União é imperativo. O meu voto é, portanto, favorável.

Miżuri temporanji dwar l-operat ta' servizzi tal-ajru PT

15-05-2020
Spegazzjonijiet tal-vot (in writing.)

Devido a uma queda acentuada da procura e a medidas que visam conter a propagação do vírus, a pandemia está a originar uma importante recessão económica. Mais especificamente, a pandemia está a ter um impacto sem precedentes no setor da aviação. A crise de liquidez neste setor poderá levar a insolvências dentro de alguns meses, se não for encontrada uma solução.
Assim a proposta da Comissão tem por objetivo alterar provisoriamente algumas disposições da legislação vigente no domínio da aviação, a fim de permitir uma resposta capaz de atenuar os impactos desta crise no setor da aviação. As medidas temporárias incluem: (1) a alteração das regras em matéria de licenciamento das transportadoras aéreas em caso de problemas financeiros originados pela pandemia de COVID-19, (2) a simplificação dos procedimentos aplicáveis à imposição de restrições aos direitos de tráfego, (3) uma adjudicação mais eficiente dos contratos de assistência em escala e (4) a prorrogação dos contratos de assistência em escala até 31 de dezembro de 2021.
A proposta da Comissão representa uma resposta política ambiciosa e concertada para proteger um setor que contribui de forma preponderante para o crescimento económico, o emprego e atividade económica da UE. Votei favoravelmente.

José Manuel FERNANDES
José Manuel FERNANDES

Fuq in-NEWSHUB tal-PE

RT @psdparleuropeu: Os membros do @EPPGroup na Comissão INTRE, escreveram a @vonderleyen, para lhe comunicarem as suas preocupações em relação às estratégias para o próximo MFF e para o plano de recuperação intitulado: #NextGenerationEU @mgracacarvalho https://t.co/VWLCxUyjyw 

Mas governar tem de ser prever, antecipar e não andar a reboque ou reagir. @psdparleuropeu @ppdpsd @PPE_PT

Há muitos anos que defendo um verdadeiro Banco de Fomento. Recentemente num direto para a RTP voltei a insistir nesta urgência. Hoje, o ministro da economia refere que é urgente criar um banco de fomento! Mais vale tarde do que nunca! @psdparleuropeu @ppdpsd @PPE_PT https://t.co/gcka34kZfj 

Kuntatt

Bruxelles

Strasbourg