Please fill this field
Carlos ZORRINHO Carlos ZORRINHO
Carlos ZORRINHO

Fractie van de Progressieve Alliantie van Socialisten en Democraten in het Europees Parlement

Lid

Portugal - Partido Socialista (Portugal)

Geboortedatum : , Obidos

Home Carlos ZORRINHO

Voorzitter

DACP
Delegatie in de Paritaire Parlementaire Vergadering ACS-EU

Lid

CPDE
Conferentie van delegatievoorzitters
ITRE
Commissie industrie, onderzoek en energie

Plaatsvervanger

DEVE
Commissie ontwikkelingssamenwerking
DMAS
Delegatie voor de betrekkingen met de Masjraklanden

Laatste activiteiten

Europees Geneesmiddelenbureau (A9-0216/2021 - Nicolás González Casares) PT

08-07-2021
Schriftelijke stemverklaringen

Votei a favor deste relatório porque com a sua adoção sobre “o papel reforçado da Agência Europeia de Medicamentos na preparação e gestão de crises para os medicamentos” a UE dará um passo crucial no sentido de tornar a União da Saúde uma realidade.
A pandemia demonstrou que a UE, os seus Estados-Membros e a EMA não dispunham do mandato adequado nem dos recursos suficientes. Este texto materializa as lições aprendidas até ao momento, nomeadamente a necessidade de dotar a União de um quadro institucional adequado para enfrentar situações de emergência como a que estamos a viver, sem improvisações e dando cobertura legal a um papel mais ativo das instituições da União. Visa reforçar a capacidade da EMA para fazer face a futuras emergências, apoiando o papel dos profissionais de saúde e as sinergias entre as agências da UE. Devemos também evitar a eventual escassez de medicamentos, dotando a Agência de novos instrumentos, como a criação de uma base de dados europeia sobre o fornecimento de medicamentos. Se há uma lição que aprendemos com esta pandemia é a de que necessitamos de mais Europa também em matéria de saúde pública, caminhando no sentido de uma União da Saúde.

Algemeen milieuactieprogramma voor de Europese Unie voor de periode tot en met 2030 (A9-0203/2021 - Grace O'Sullivan) PT

08-07-2021
Schriftelijke stemverklaringen

Votei favoravelmente este relatório porque partilho do entendimento de que a União Europeia necessita de um ambicioso programa de ação em matéria de ambiente para 2030 que promova uma mudança no sentido de um bem-estar sustentável. O Parlamento Europeu conseguiu alcançar uma posição ambiciosa sobre o 8.º Programa de Ação em matéria de Ambiente (8.º PAA), tendo em vista as negociações interinstitucionais, e com o apoio do S&D estabeleceu-se como objetivo a promoção de uma economia de bem-estar sustentável e promoveu-se uma maior inclusão da biodiversidade no âmbito de aplicação deste Programa. Assegurou-se igualmente a inclusão de considerações sociais, tais como referências à minimização das desigualdades no objetivo a longo prazo, garantindo-se que as medidas tomadas para alcançar os objetivos do 8.º PAA serão realizadas de uma forma socialmente justa e inclusiva, contribuindo para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e abordando e reduzindo eficazmente as desigualdades sociais.

Een nieuwe EOR voor onderzoek en innovatie (B9-0370/2021) PT

08-07-2021
Schriftelijke stemverklaringen

Votei a favor desta resolução porque considero que o Espaço Europeu da Investigação (EEI) renovado é um projeto muito importante e que deve contribuir concretamente para o reforço da investigação na Europa na cena mundial. É essencial um EEI forte que se basei na excelência da investigação, na colaboração internacional, na abertura e na liberdade académica. O investimento nacional no Espaço Europeu da Investigação será fundamental para o seu êxito, devendo-se igualmente trabalhar no sentido de aumentar os programas e parcerias conjuntos e em colaborações bem-sucedidas que já existem.
Este novo Espaço deve contribuir para acelerar a transição para a liderança no digital e no combate às alterações climáticas, combater as consequências sociais e económicas do novo coronavírus e melhorar a resiliência do continente europeu contra futuras crises. Para recuperar após esta pandemia, temos de acelerar a transferência da investigação e da inovação para a economia e trabalhar em conjunto para apoiar novas ideias desde a investigação precoce até à implantação no mercado.

Contact

Bruxelles

Strasbourg