Margarida MARQUES
Margarida MARQUES

Fractie van de Progressieve Alliantie van Socialisten en Democraten in het Europees Parlement

Lid

Portugal - Partido Socialista (Portugal)

Geboortedatum : , Bombarral

Home Margarida MARQUES

Ondervoorzitter

BUDG
Begrotingscommissie

Lid

INTA
Commissie internationale handel
D-CN
Delegatie voor de betrekkingen met de Volksrepubliek China
DMED
Delegatie in de Parlementaire Vergadering van de Unie voor het Middellandse Zeegebied

Plaatsvervanger

ECON
Commissie economische en monetaire zaken
DMAG
Delegatie voor de betrekkingen met de Maghreblanden en de Unie van de Arabische Maghreb, met inbegrip van de gemengde parlementaire commissies EU-Marokko, EU Tunesië en EU-Algerije

Laatste activiteiten

OPINION Building a comprehensive European port strategy EN

29-11-2023 INTA_AD(2023)750079 PE750.079v02-00 INTA
Opinions - as shadow rapporteur
Iuliu WINKLER

Innovatieve strategie voor humanitaire hulp: huidige en vergeten crises in de schijnwerpers (A9-0321/2023 - Carlos Zorrinho) PT

23-11-2023
Schriftelijke stemverklaringen

Voto favorável para este relatório, uma vez que evidencia a necessidade de um maior e melhor financiamento suscetível de dar resposta ao crescente número de pessoas a precisar de ajuda humanitária. Mais financiamento, mas também mais flexibilidade na sua atribuição, tudo isto integrado numa estratégia mais eficiente e eficaz que tenha uma visão mais abrangente das situações graves de crise. Como refere o relatório, não podemos atender apenas às que têm caracter mais politico ou mediático.
Por outro lado, é preciso também envolver os atores que estão no terreno no desenho destas estratégias, que têm cada vez mais de ser desenvolvidas a longo prazo, sem esquecer o investimento fundamental na educação, saúde, segurança e infraestruturas básicas. Convém lembrar que, no orçamento de 2024, o PE conseguiu um aumento de 250 milhões de euros para o financiamento da Ajuda Humanitária.

Scheppen van werkgelegenheid: rechtvaardige transitie en investeren met impact (A9-0342/2023 - Sara Matthieu) PT

23-11-2023
Schriftelijke stemverklaringen

Voto favorável. Só uma transição socialmente justa pode ter o apoio necessário dos cidadãos para implementar a transição ecológica. Precisamos de reformas que garantam justiça social e ambiental na transição, um acordo para as pessoas, um novo contrato social para a Europa, garantindo o bem-estar e o progresso socio ecológico para todos, não deixando ninguém nem territórios para trás na economia verde e digital. O Parlamento defende que este principio incluirá: um Pacto de Desenvolvimento Sustentável e Progresso Social, que colocará os objetivos sociais e ecológicos ao mesmo nível da disciplina orçamental na arquitetura europeia; a implementação efetiva do Pilar Europeu dos Direitos Sociais; uma transição justa para todos, que coloque as pessoas em primeiro lugar. Transição para uma Europa sustentável onde a responsabilidade social empresarial seja obrigatória, a democracia no local de trabalho seja a norma, os processos de reestruturação sejam acordados e sejam criados empregos de qualidade em setores com perspetivas com valor acrescentado para as comunidades. Uma Europa onde a riqueza pública e as áreas e recursos naturais sejam protegidos, com igualdade de tratamento e oportunidades, e onde cada pessoa conte e tenha a possibilidade de contribuir para o projeto comum.

Contact

Bruxelles

Parlement européen
Bât. ALTIERO SPINELLI
13G101
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Strasbourg

Parlement européen
Bât. LOUISE WEISS
T07073
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex