José GUSMÃO
José GUSMÃO

Grupo da Esquerda no Parlamento Europeu - GUE/NGL

Membro

Portugal - Bloco de Esquerda (Portugal)

Data de nascimento : , Lisboa

Página inicial José GUSMÃO

Vice-Presidente

ECON
Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários

Membro

FISC
Subcomissão dos Assuntos Fiscais
D-US
Delegação para as Relações com os Estados Unidos

Membro suplente

EMPL
Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais
LIBE
Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos
D-CL
Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Chile
DLAT
Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana

Últimas atividades

Mercados internos do gás renovável, do gás natural e do hidrogénio (reformulação) (A9-0032/2023 - Jerzy Buzek)

11-04-2024
Declarações de voto escritas

Era necessária uma reforma que permitisse contribuir para as metas ambientais, nomeadamente para a descarbonização, para o aumento da transparência e medidas que contribuíssem para baixar os preços. Nenhum destes propósitos é alcançado. Insiste-se na tendência para a privatização e desregulação, em vez de soluções para o controlo público e democrático do sector energético, incluindo a produção, a distribuição, as infra-estruturas, as redes e o armazenamento. Não se promovem soluções para o aprovisionamento energético, o transporte, a produção, a distribuição e o armazenamento que privilegiem um equilíbrio ecológico sustentável. Trata-se mais uma vez de uma pretensa reforma que na realidade serve apenas para garantir os interesses das grandes empresas do gás, consolidando a utilização do gás natural por muito tempo. Votámos contra.

Regras comuns para os mercados internos do gás renovável, do gás natural e do hidrogénio (reformulação) (A9-0035/2023 - Jens Geier)

11-04-2024
Declarações de voto escritas

De nada serve anunciar a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, se não se estipular datas vinculativas, se não se criarem condições e regras vinculativas para essa transição. O presente relatório é pouco mais do que o elogio das virtudes do mercado e das suas regras. E isso, sabemos bem, foi o que nos trouxe à situação presente. Não bastam algumas regras, parcas, de proteção dos consumidores, ou de participação da sociedade civil que mais não são que umas pequenas migalhas em troca do aumento do papel das grandes operadoras do gás, que nos tornará dependentes do gás natural a longo prazo. E como se isso não bastasse desenha o modelo do novo mercado de hidrogénio por espelho do atual mercado de gás. Votámos contra.

Configuração do mercado da eletricidade da União: regulamento (A9-0255/2023 - Nicolás González Casares)

11-04-2024
Declarações de voto escritas

Não é preciso inventar a roda para perceber que entre as principais causas da mais recente crise energética estão a liberalização do sector da energia e o sistema de preços marginais.
eletricidade e à formação dos preços da eletricidade. Nada disto é resolvido por esta legislação. Pelo contrário, aprofunda ainda mais a lógica do mercado e dos instrumentos financeiros.
Por outro lado, consolida o apoio a energias como o nuclear e o carvão, o que é inaceitável.
As menções ao domínio público, sem grande espanto neste cenário, só surgem para determinar que é o dinheiro público que servirá para acautelar os riscos assumidos pelos privados ou para assegurar os imensos lucros dos produtores de eletricidade, mesmo em tempos de crise. Esta é a reforma de que o mercado da eletricidade não precisava. Votámos contra.

Contacto

Bruxelles

Parlement européen
Bât. ALTIERO SPINELLI
01H354
60, rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Bruxelles/Brussel
Strasbourg

Parlement européen
Bât. SALVADOR DE MADARIAGA
G04046
1, avenue du Président Robert Schuman
CS 91024
F-67070 Strasbourg Cedex