Preencha este campo

Deputados ao Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu é composto por 705 deputados eleitos nos 27 Estados-Membros da União Europeia alargada. Desde 1979, os deputados ao Parlamento Europeu são eleitos por sufrágio universal directo e por cinco anos.

Encontrar deputados por país

Espanha (Canárias)
França (DOM)
Portugal (Madeira, Açores)
image/svg+xml Irlanda Malta Bélgica Luxemburgo Portugal Suécia Croácia Bulgária Chipre Áustria Chéquia Dinamarca Hungria Polónia Eslováquia Eslovénia Alemanha Estónia Finlândia Letónia Lituânia Roménia Países Baixos Itália Grécia França Espanha

Pesquisar deputado

705 deputados

Mostrar a lista

Sobre os eurodeputados

Cada país decide a forma que deverão revestir as eleições, mas deve garantir a igualdade de género e o segredo do escrutínio. As eleições para o Parlamento Europeu processam-se segundo o sistema de representação proporcional. O direito de voto é adquirido aos 18 anos, exceto na Áustria, onde é adquirido aos 16 anos. Os mandatos são atribuídos em função da população de cada Estado-Membro. Um pouco mais de um terço dos deputados são mulheres. Os deputados são agrupados não por nacionalidade, mas por afinidade política. Os deputados ao Parlamento Europeu repartem o seu tempo entre os seus círculos eleitorais, Estrasburgo - onde se realizam 12 períodos de sessões por ano - e Bruxelas, onde participam nos períodos de sessões adicionais, bem como nas reuniões das comissões e dos grupos políticos. As modalidades de exercício do mandato de deputado são enunciadas no Estatuto de 2009.