Please fill this field
Pedro MARQUES Pedro MARQUES
Pedro MARQUES

Skupina progresívnej aliancie socialistov a demokratov v Európskom parlamente

Člen

Portugalsko - Partido Socialista (Portugalsko)

Dátum narodenia : , Alcochete

Domovská stránka Pedro MARQUES

Člen

ECON
Výbor pre hospodárske a menové veci
REGI
Výbor pre regionálny rozvoj
DMAG
Delegácia pre vzťahy s krajinami Maghrebu a Zväzom arabského Maghrebu vrátane Spoločných parlamentných výborov EÚ – Maroko, EÚ – Tunisko a EÚ – Alžírsko
D-IN
Delegácia pre vzťahy s Indiou

Náhradník

DMED
Delegácia pri Parlamentnom zhromaždení Únie pre Stredozemie

Nedávne činnosti

Makrofinančná pomoc partnerom zapojeným do procesu rozširovania a partnerom susedstva v súvislosti s krízou spôsobenou pandémiou ochorenia COVID-19 PT

15-05-2020
Písomné vysvetlenia hlasovania

A União Europeia enfrenta uma crise de proporções históricas provocada pela pandemia. Não só a União Europeia, é certo, mas também, a maior parte dos países do mundo.
Na Europa, os países do alargamento e da vizinhança da UE deparam-se com uma pressão sob as suas economias que, rapidamente, tem vindo a traduzir-se uma nova recessão económica. É do interesse da UE unir esforços para ajudar estes parceiros a implementar medidas destinadas a combater a atual crise económica, pois estes países encontram-se ainda mais vulneráveis a este inimigo comum.
Perante a incapacidade financeira de os governos responderem à crise económica, a assistência macroeconómica provida pela União traduz-se num instrumento financeiro de carácter excecional de apoio e que tem como principal objetivo dar resposta às necessidades de financiamento externo aos países parceiros.
Todas as medidas materializadas neste relatório visam ajudar a suprimir as consequências das paralisações económicas que se verificaram quando a epidemia do novo coronavírus assolou o mundo.
Votei de forma favorável por considerar que é indispensável unir esforços para contribuir para a recuperação da região dos Balcãs. Não podemos consentir que esta crise contribua para aumentar ainda mais a desigualdade entre países.

Bezpečnostná sieť na ochranu príjemcov finančných prostriedkov z programov EÚ: zostavenie pohotovostného plánu VFR (A9-0099/2020 - Jan Olbrycht, Margarida Marques) PT

13-05-2020
Písomné vysvetlenia hlasovania

Num cenário de pandemia global, apelo a um grande esforço por parte da Comissão Europeia para apresentar um fundo de recuperação ambicioso e robusto de resposta à maior crise europeia desde a II Guerra. Precisamos de uma resposta coordenada, capaz de relançar a economia europeia, implementando um mecanismo europeu de financiamento a regiões e setores estratégicos, cuja atividade estagnou quase por completo — turismo, restauração, pequenas empresas, trabalhadores independentes, entre outros.
A distribuição do fundo de recuperação da crise pelo novo coronavírus deve permitir à União Europeia dar uma resposta às consequências sociais e económicas e, em particular, contribuir para impulsionar o crescimento e o emprego na União Europeia. O relançamento da economia europeia só pode acontecer se for realizado em conjunto. Precisamos de uma verdadeira política de cooperação, convergência e coesão no seio da UE. Só assim seremos capazes de superar os efeitos sociais e económicos desta pandemia.
Votei a favor desta resolução, por considerar que a posição do Parlamento é inequívoca: queremos um fundo de recuperação da economia europeia forte e ambicioso para fazer face à crise sanitária, social e económica que nos afetou a todos, por igual.

Pedro MARQUES
Pedro MARQUES

Na stránke EP NEWSHUB

EC’s proposal for the Recovery Plan is ambitious and innovative. With its strong proportion of grants, the emission of common debt and a significant reinforcement of the Just Transition Fund, it might be the response to the crisis that Europe needs. #JustTransitionFund https://t.co/mte2mXGont 

Kontakt

Bruxelles

Strasbourg