Destaques da plenária
Destaques da sessão plenária de 7 a 10 de julho de 2025, Estrasburgo
-
Os eurodeputados debaterão a agenda semestral da Presidência dinamarquesa do Conselho, que teve início em 1 de julho, com a primeira-ministra Mette Frederiksen.
-
Na sequência da apresentação de uma moção de censura contra a Comissão Europeia, o plenário realizará um debate na segunda-feira à noite e a votação subsequente na quinta-feira.
-
Os eurodeputados avaliarão os resultados da cimeira da UE de junho com os presidentes António Costa e von der Leyen, na quarta-feira de manhã. Um dia antes, vão preparar a cimeira UE-China.
-
O Parlamento Europeu irá avaliar os últimos acontecimentos no Médio Oriente e o que a União Europeia pode fazer para ajudar a restaurar a paz.
-
Os eurodeputados definirão as suas prioridades antes da apresentação, pela Comissão, da proposta sobre o próximo quadro financeiro plurianual (QFP).
-
Os eurodeputados e os representantes da Comissão e do Conselho debatem, quarta-feira, os preparativos da UE para a próxima época de incêndios florestais e de seca na Europa.
-
Os eurodeputados vão discutir a nova meta de redução de 90% das emissões de gases com efeito de estufa até 2040, em comparação com os níveis de 1990, a incluir na Lei Europeia do Clima.
-
O Parlamento vai aprovar um acordo de pesca com a Gronelândia e validar uma alteração à lei para melhor identificar melhor os países que facilitam práticas de pesca não sustentáveis.
-
O Parlamento alertará, terça-feira, os países da UE e os fornecedores de serviços de comunicação para a importância de se prepararem para aplicar a lei destinada a proteger os jornalistas.
-
Os eurodeputados avaliarão o estado das relações comerciais e as negociações entre a UE e os EUA durante um debate com representantes do Conselho e da Comissão, agendado para quarta-feira.
-
O Parlamento vai debater e votar propostas para gerir o crescente fluxo de mercadorias baratas e potencialmente perigosas provenientes de lojas em linha de países terceiros.
-
A presidente do Parlamento Europeu fará uma declaração sobre o 30.º aniversário do genocídio de Srebrenica, o maior assassinato em massa na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
-
Detenção arbitrária de luso-belga na República Centro-Africana, atividades financeiras do Banco Europeu de Investimento e os progressos do países candidatos à adesão, entre outros temas.
Destaques da sessão plenária de 7 a 10 de julho de 2025, Estrasburgo
Contactos:
-
Raquel Ramalho LOPES
Assessora de imprensa portuguesa