Destaques da plenária 
 

Debate sobre as atividades do BCE com Mario Draghi 

Os eurodeputados vão debater as atividades do BCE com o presidente Mario Draghi na terça-feira à tarde e votar os relatórios anuais sobre o BCE e sobre a União Bancária na quarta-feira.

O PE vai discutir com o presidente do BCE, Mario Draghi, a condução da política monetária e da supervisão bancária nos últimos anos e fazer recomendações para o futuro.


Uma das medidas que os eurodeputados vão solicitar ao BCE é que este divulgue a totalidade dos lucros realizados pelo Eurossistema com base no acordo sobre ativos financeiros líquidos (ANFA) e no Programa para os Mercados de Títulos (SMP), no período entre 2010 e o termo do programa, desagregando os dados por cada Estado-Membro sujeito a compras ao abrigo do SMP (Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha e Itália).


Os parlamentares irão também reiterar os seus apelos para a conclusão da União Bancária, incluindo um Sistema Europeu de Seguro de Depósitos e um mecanismo de apoio orçamental para o Fundo Único de Resolução.


Debates: 15/01/2019

Votação: 16/01/2019

Processo: relatórios de iniciativa

Relatores: Gabriel Mato (PPE, ES), sobre o relatório anual do BCE 2017, e Nils Torvalds (ALDE, FI), sobre a União Bancária – Relatório anual de 2018