Destaques da plenária 
 

Relações entre a UE e os países de África, Caraíbas e Pacífico 

As negociações em curso sobre um novo acordo de parceria entre a UE e os países ACP vão ser discutidas em plenário na quarta-feira, seguindo-se a votação de uma resolução na quinta-feira.

Os eurodeputados querem que o futuro acordo contribua efetivamente para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para melhorar o acompanhamento da situação em matéria de direitos humanos.

O reforço do papel da sociedade civil e da dimensão parlamentar da futura parceria são outras das reivindicações do Parlamento Europeu.

As negociações relativas a um novo acordo de parceria UE-ACP estão ainda em curso e deverão demorar mais tempo do que o previsto inicialmente.

O Parlamento Europeu expressou a sua posição sobre o futuro acordo em resoluções aprovadas em outubro de 2016 e em junho de 2018.

Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE

A 38.ª Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, que reúne deputados europeus e de países de África, Caraíbas e Pacífico, realizou-se de 17 a 21 de novembro, em Kigali, no Ruanda. As alterações climáticas e a segurança alimentar, a migração, o crescimento sustentável e o acordo pós-Cotonu foram alguns dos temas em debate.

O eurodeputado português Carlos Zorrinho é o presidente da delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE.

“Estou empenhado em que a delegação parlamentar ACP-UE dê um contributo forte para o reforço de uma parceria entre iguais, que promova o desenvolvimento sustentável de acordo com os objetivos da agenda 2030, num quadro de defesa dos direitos humanos, do Estado de direito e do respeito entre os povos", afirmou Carlos Zorrinho após a sua eleição, em 26 de setembro.

Debate: 27/11/2019

Votação: 28/11/2019

Processo: resolução