Destaques da plenária 
 

Riscos à liberdade de imprensa: ataques a jornalistas 

Os eurodeputados temem que o pluralismo dos meios de comunicação social esteja em risco em vários Estados-Membros da UE e alertam para a crescente pressão e intimidação dos jornalistas.

Na segunda-feira, na sessão plenária, decorre um debate sobre o estado da liberdade dos meios de comunicação social na UE. Os eurodeputados vão votar uma resolução centrada principalmente na interferência política, na proteção dos jornalistas, nas ameaças da proliferação do discurso de ódio e da desinformação, e no papel das plataformas online.


O projeto de texto adotado pela Comissão das Liberdades Cívicas destaca as "tentativas por parte dos governos de alguns Estados-Membros em silenciar os meios de comunicação críticos e independentes", insistindo ainda que nenhum fundo da UE deve ser canalizado para pontos de venda controlados pelo governo ou para financiar propaganda.


Interferência húngara nos meios de comunicação social na Eslovénia e na Macedónia do Norte


Num debate paralelo, a decorrer na quarta-feira, os eurodeputados vão discutir com os representantes do Conselho e da Comissão Europeia a interferência húngara nos meios de comunicação social da Eslovénia e da Macedónia do Norte.


Debate: 23/11/2020 (liberdade de imprensa na UE) e 25/11/2020 (interferência húngara)

Resultado da votação: 25/11/2020

Processo: Resolução de iniciativa (não-legislativa)