Destaques da plenária 
 

Economia circular: eurodeputados pedem à UE regras mais rígidas de consumo e reciclagem 

O Parlamento debate e vota os princípios e políticas necessários para alcançar uma economia neutra em carbono, sustentável, livre de elementos tóxicos e totalmente circular até 2050.

O debate terá lugar na segunda-feira e a votação do relatório, aprovado pela Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar a 27 de janeiro, está agendada para terça-feira (resultado na quarta-feira de manhã).


Os eurodeputados defendem que o atual padrão «extrair, fabricar, utilizar e deitar fora» da economia linear deve ser transformado numa economia verdadeiramente circular e exigem metas vinculativas para 2030 para reduzir o impacto do uso e consumo de materiais. Estas metas deveriam cobrir todo o ciclo de vida de cada categoria de produto disponível no mercado europeu. O Parlamento pede ainda que a Comissão Europeia proponha objetivos vinculativos para elementos reciclados que sejam específicos para cada produto e/ou setor. Outras propostas importantes estão detalhadas aqui.


Contexto


Em março de 2020, a Comissão adotou um novo “Plano de Ação para a Economia Circular para uma Europa Mais Limpa e Mais Competitiva”. A Comissão do Meio Ambiente debateu o tema em outubro.


Até 80% do impacto ambiental dos produtos é determinado ainda na fase de criação. O consumo global de materiais deverá duplicar nos próximos quarenta anos e espera-se que a quantidade de resíduos gerados a cada ano aumente em 70% até 2050. Metade das emissões totais de gases de efeito estufa e mais de 90% da perda de biodiversidade e da pressão sobre os recursos hídricos são gerados pela extração e processamento de recursos.



Debate: 08/02/2021

Resultado da votação: 10/02/2021

Processo: Relatório de iniciativa própria