Destaques da plenária 
 

Outros assuntos em destaque 

Imunidade parlamentar / Direitos da criança / COVID-19 / OpenLux

Imunidade do eurodeputado português Nuno Melo

Na segunda-feira, o Parlamento decide se levanta a imunidade do eurodeputado Nuno Melo (PPE), assim como do croata Valter Flego (Renew) e dos espanhóis Carles Puigdemont (NI), Antoni Comín (NI) e Clara Ponsati (NI). O resultado da votação será anunciado na manhã de terça-feira.


Direitos da criança: PE exige garantir educação e combater pobreza e abusos


Os países da UE devem investir mais na educação, saúde, habitação, apoio à família e cuidados infantis, e garantir que estes serviços cheguem a todas as crianças, principalmente agora face à pandemia da COVID-19. Os eurodeputados vão interrogar a Comissão Europeia sobre a futura estratégia da UE sobre os direitos das crianças na terça-feira e votar uma resolução sobre o tema na quarta-feira (a confirmar).



Danos económicos da COVID-19


Na terça-feira os eurodeputados discutem com a Comissão Europeia como utilizar os investimentos, a competitividade e a promoção de competências para superar a crise económica ocasionada pela pandemia da COVID-19.



Investigação tributária “OpenLux” discutida no plenário


Os eurodeputados vão discutir as recentes descobertas de jornalistas de investigação, bem como formas de travar a evasão fiscal na UE na sequência das revelações do OpenLux. O debate de quinta-feira de manhã permitirá aos parlamentares discutir com o Conselho e a Comissão as implicações e lições a retirar das conclusões apresentadas, tanto a nível da UE, como a nível nacional.