Destaques da plenária 
 

Parlamento adota programa InvestEU para investimentos estratégicos e inovadores 

O novo programa InvestEU, que irá mobilizar investimentos públicos e privados e garantir um acesso simplificado ao financiamento, recebe o aval dos eurodeputados.

O debate e a votação terão lugar na terça-feira e os resultados serão anunciados no mesmo dia, às 19h00.


Com 26 mil milhões de euros (a preços correntes) reservados como garantia no orçamento da UE, é esperado que o InvestEU mobilize 400 mil milhões de euros para investimentos em toda a União Europeia no período entre 2021 e 2027.


O programa, acordado em dezembro em caráter provisório, visa impulsionar os investimentos estratégicos na fabricação de produtos farmacêuticos, dispositivos e produtos médicos em falta, bem como na produção de tecnologia da informação e comunicação, componentes e dispositivos na UE. Além disso, as comissões dos Orçamentos e dos Assuntos Económicos e Monetários conseguiram garantir apoio financeiro para as pequenas e médias empresas que foram afetadas negativamente pela crise causada pela pandemia.


Como parte do pacote de recuperação Next Generation EU, dotado de 750 mil milhões de euros, o InvestEU também irá contribuir para o financiamento de projetos sustentáveis ​​com comprovado impacto positivo a nível ambiental, climático e social.



Debate: 09.03.2021

Resultado da votação: 09.03.2021

Processo: processo legislativo ordinário, acordo em primeira leitura