Destaques da plenária 
 

Parlamento aprova a nova geração do programa de intercâmbio Erasmus + 

Os eurodeputados devem adotar o novo Erasmus +, o programa de educação, formação, juventude e desporto da UE, para o período de 2021 a 2027.

Com um orçamento de mais de 28 mil milhões de euros a preços atuais, o novo Erasmus + será significativamente mais inclusivo do que as edições anteriores, oferecendo melhor acesso à aprendizagem e à mobilidade para pessoas que historicamente tiveram menos oportunidades de participar - como deficientes, migrantes e pessoas que vivem na pobreza ou em regiões remotas.


Em comparação com a anterior edição do Erasmus +, o novo programa será expandido para apoiar a mobilidade de estudantes na educação de adultos. Com isso, pessoas de todas as idades e origens terão a oportunidade de adquirir novas habilidades profissionais e de vida, o que irá ajudá-las a se adaptarem melhor às mudanças trazidas pelas próximas transições verdes e digitais.


No debate de terça-feira, os eurodeputados deverão abordar problemas de mobilidade e educação relacionados com a pandemia da COVID-19, assim como os desafios nestas áreas para uma Europa pós-pandemia.


Debate: 18.05.2021

Resultado da votação: 19.05.2021, ou anunciado como adotado após o debate

Processo: Processo legislativo ordinário

Conferência de imprensa conjunta sobre Erasmus+, Europa Criativa e Corpo Europeu de Solidariedade: terça-feira, 18 de maio, às 10:30