Destaques da plenária 
 

Estratégia farmacêutica da UE: medicamentos seguros e a preços acessíveis 

O PE vai debater e votar as suas recomendações sobre a implementação da estratégia farmacêutica da UE e as próximas revisões da legislação nesta matéria.

A nova estratégia farmacêutica é um dos pilares da “União Europeia da Saúde”, devendo contribuir para a criação de um sistema farmacêutico da UE preparado para o futuro e resiliente às crises.

O relatório da comissão parlamentar do Ambiente e da Saúde Pública aborda questões como o acesso a medicamentos e a acessibilidade dos preços, as cadeias de abastecimento, o apoio à investigação em função das necessidades dos doentes e dos sistemas de saúde e a inovação e a sustentabilidade da indústria farmacêutica.

Os eurodeputados propõem também medidas para prevenir a escassez de medicamentos na sequência das lições aprendidas com a pandemia de COVID-19.

A estratégia farmacêutica abrange todo o ciclo dos medicamentos, incluindo a investigação, os ensaios, a autorização, o consumo e a eliminação. Deverá também contribuir para a consecução do objetivo da neutralidade climática.


Debate: 22/11/2021

Votação: 24/11/2021

Processo: relatório de iniciativa

Relatora: Dolors Montserrat (PPE, ES)