Destaques da plenária 
 

Debate com Macron sobre as prioridades da presidência francesa do Conselho da UE 

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai apresentar ao PE as prioridades da presidência do Conselho da UE para este semestre. O debate realiza-se na quarta-feira, às 11h30.

A França assume este semestre a presidência rotativa do Conselho da UE, um ano depois de Portugal, no primeiro semestre de 2021, e da Eslovénia, nos últimos seis meses.

Emmanuel Macron vai apresentar as prioridades da presidência francesa ao Parlamento Europeu, num debate que se realiza no hemiciclo de Estrasburgo.

O lema da presidência francesa do Conselho da UE é “Retoma, pujança e pertença", tendo em vista apoiar as transições ecológica e digital, defender e promover os valores e interesses da UE e desenvolver uma visão europeia comum.

No que diz respeito à legislação europeia, a França pretende dar prioridade aos dossiês na área digital, em particular à Lei dos Mercados Digitais e à Lei dos Serviços Digitais, bem como ao mecanismo de ajustamento das emissões de carbono nas fronteiras da UE e aos salários mínimos, entre outros temas.

A Conferência sobre o Futuro da Europa deverá também apresentar as suas propostas no decurso do semestre da presidência francesa.


Debate: 19/01/2022