Destaques da plenária 
 

Recomendações para assegurar o bem-estar dos animais durante o transporte 

A assembleia vai debater e votar na quinta-feira o relatório final da comissão de inquérito sobre a proteção dos animais durante o transporte, do qual Isabel Carvalhais é correlatora.

A comissão de inquérito sobre a proteção dos animais durante o transporte foi criada pelo PE em junho de 2020 para analisar a “alegada falta de reação da Comissão perante as provas de infrações graves e sistemáticas” da legislação europeia sobre o transporte de animais vivos na UE e para países terceiros.

Após 18 meses de trabalho, a comissão de inquérito aprovou, em 2 de dezembro, as suas conclusões e recomendações, que serão debatidas e votadas em plenário na quinta-feira. A eurodeputada portuguesa Isabel Carvalhais (S&D) é correlatora do documento, com o eurodeputado romeno Daniel Buda (PPE).

Os parlamentares defendem que a UE e os Estados-Membros devem intensificar os seus esforços para garantir o bem-estar dos animais durante o transporte e que as regras europeias nesta matéria devem ser atualizadas. Propõem também que seja dada preferência ao transporte de carcaças ou de carne em vez de animais vivos, entre outras recomendações.


Debate: 20/01/2022

Votação: 20/01/2022

Processo: relatório de iniciativa

Relatores: Daniel Buda (PPE, RO) e Isabel Carvalhais (S&D, PT)