O que é o Parlamento Europeu? 

O Parlamento Europeu é um órgão legislativo da UE e uma das suas sete instituições. O PE é composto por eurodeputados que representam todos os cidadãos da UE. Uma remodelação após a saída do Reino Unido da UE (Brexit) reduziu o número de eurodeputados de 751 para 705.

O Parlamento Europeu decide sobre a legislação europeia, incluindo o orçamento plurianual, em conjunto com o Conselho da UE (governos dos Estados-Membros). Outras instituições europeias, como a Comissão, prestam contas perante o PE.

A assembleia europeia elege o presidente da Comissão e desempenha um papel fundamental no processo de nomeação dos comissários através de audições a todos os candidatos. O colégio de comissários tem de ser aprovado pelo PE para poder entrar em funções.

Os eurodeputados, que são eleitos nos Estados-Membros da UE de cinco em cinco anos, representam os interesses de cerca de 500 milhões de cidadãos europeus. Ao longo dos anos e com as sucessivas alterações aos Tratados europeus, o PE conquistou poderes substanciais em termos legislativos e orçamentais.