O trabalho dos deputados ao Parlamento Europeu 

Os cidadãos europeus elegem deputados ao Parlamento Europeu para que estes os representem. Os deputados são legisladores da UE, cabendo‑lhes igualmente chamar a Comissão e os Estados‑Membros a prestarem contas. Os deputados ao Parlamento Europeu desempenham um papel fundamental relativamente às principais questões da atualidade, como, por exemplo, as alterações climáticas, a migração, os direitos humanos e a forma como regulamos os mercados financeiros.

O trabalho quotidiano de um deputado ao Parlamento Europeu divide‑se entre o trabalho para os eleitores, os debates nos grupos políticos, as negociações e as votações nas comissões e durante as sessões plenárias.


O trabalho das comissões parlamentares


No Parlamento, existem várias comissões especializadas que cobrem uma vasta gama de domínios de intervenção. Estas comissões examinam as propostas legislativas, procedendo para tal à apresentação de alterações e de relatórios. As comissões nomeiam igualmente uma equipa de deputados ao Parlamento Europeu incumbida de conduzir negociações com o Conselho sobre a legislação da UE. Além disso, aprovam relatórios de iniciativa, organizam audições com peritos e examinam a atuação dos outros órgãos e instituições da UE.

Uma comissão é composta por 25 a 76 membros titulares e um número equivalente de membros suplentes.

Cada comissão elege um presidente e, no máximo, quatro vice‑presidentes de entre os seus membros titulares, que constituem a «Mesa da comissão», para um mandato de dois anos e meio.

O Parlamento pode igualmente instituir subcomissões e comissões especiais temporárias para abordar questões específicas e criar comissões de inquérito para analisar alegações de infração ou de má administração na aplicação do Direito da União. Normalmente, as comissões parlamentares reúnem‑se em Bruxelas. Os seus debates são públicos, estando, em princípio, disponíveis em linha em todas as línguas oficiais da UE.

Quem é quem A Mesa

A presidente é eleita para um mandato prorrogável de dois anos e meio