Energias renováveis: estabelecer metas ambiciosas para a Europa

Para ajudar a UE a atingir as suas metas de redução das emissões contra as alterações climáticas, o PE trabalha para acelerar o uso de energias renováveis.

A crise energética atual, agravada pela agressão da Rússia na Ucrânia, sublinhou a necessidade de reduzir a dependência da União Europeia (UE) em relação aos combustíveis fósseis russos e de diversificar e garantir o seu aprovisionamento energético, concentrando-se em alternativas mais ecológicas - como as energias renováveis. Paralelamente, a UE quer liderar a transição verde para combater a crise climática.

Descobre as diferentes ações da UE para impulsionar a utilização das energias renováveis.

Quais são as fontes de energia renováveis ou não fósseis?

  • Energia eólica, solar (térmica e fotovoltaica) e geotérmica, energia ambiente, das marés, das ondas e outras formas de energia oceânica,
  • energia hidráulica, de biomassa, de gases dos aterros, de gases das instalações de tratamento de águas residuais, e biogás.

Decisão sobre as novas metas da UE em matéria de energias renováveis para 2030

Os ambiciosos esforços da Europa em matéria de clima estão definidos no pacote climático "Objetivo 55" (ou Fit for 55 em inglês). O objetivo da UE consiste em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 55% até 2030 e tornar-se neutra em termos do seu impacto no clima até 2050.

Uma das legislações ao abrigo do pacote climático é a diretiva da UE relativa à promoção da utilização de energia de fontes renováveis, cuja revisão pretende um aumento do atual objetivo de uma proporção de 32% de energias renováveis no cabaz energético da UE até 2030.

Em setembro de 2023, o Parlamento votou a favor de um acordo alcançado com o Conselho que estabelece uma meta de proporção de 42,5% de fontes de energia renováveis até 2030, embora os países da UE sejam instados a alcançar os 45%, uma meta igualmente apoiada pela Comissão Europeia no âmbito do seu plano REPowerEU.

Apresentado em maio de 2022, este plano destaca a necessidade de acelerar a transição para uma energia limpa e eliminar gradualmente as importações de energia da Rússia, através de um aumento da proporção das fontes renováveis na geração de energia para 45% no total do consumo energético na UE, com objetivos específicos para setores como a indústria, os edifícios e os transportes.

A nova legislação vai permitir acelerar o processo de emissão de licenças para centrais elétricas de energia renovável novas ou adaptadas, incluindo painéis solares e moinhos de vento.

Sabe mais sobre o Objetivo 55 e o Pacto Ecológico.


Aumentar a quota de energias renováveis em todos os setores da UE

23,0 %

é a percentagem de energias renováveis no consumo de energia da UE em 2022.

 

As metas foram também atualizadas para os seguintes setores:

  • edifícios - 49% do uso de energias renováveis até 2030;
  • indústria - um novo valor de referência com um aumento anual de 1,6% no uso de energias renováveis.

Os setores do aquecimento e refrigeração, incluindo os urbanos, também viram aumentadas as suas metas relativas a 2030.

A atualização das regras tem em conta o pedido do Parlamento no sentido de os Estados-Membros fixarem um objetivo indicativo para as tecnologias inovadoras de energias renováveis de, pelo menos, 5 % da capacidade de produção de energia renovável atualmente instalada, até 2030, bem como o estabelecimento de um quadro para a cooperação em matéria de projetos energéticos transfronteiriços.

Por outro lado, o PE apela a critérios mais rigorosos para a utilização da biomassa, a fim de reduzir o risco de financiamento de práticas insustentáveis e evitar impactos negativos na qualidade do solo e na biodiversidade.


Percentagem de energia proveniente de fontes renováveis (% do consumo final bruto de energia)


percentagem de fontes de energia renováveis no consumo energético da UE alcançou os 23,0 % em 2022, um valor superior aos 21,8 % de 2021.

Um mapa da UE que mostra a proporção de energias renováveis no consumo total de energia nos países da UE em 2022. Os números variam entre os 13,1 % na Irlanda e os 66,0 % na Suécia.
Quantidade (%) de fontes de energia renováveis no consumo de energia por país da UE

A Suécia é o país da UE que mais recorreu à energia renovável que representava66 % do seu total de energia consumido em 2022, e provinha essencialmente de fontes como a a hidráulica, a eólica, os biocombustíveis sólidos e líquidos, bem como as bombas de calor.

Logo a seguir encontrava-se a Finlândia, que registou um consumo de 47,9 % de energia renovável essencialmente devido ao recurso a biocombustíveis sólidos, a energia hidráulica e eólica.

E a terminar o topo dos três países onde se verificou uma prevalência de renováveis no cabaz de consumo de energia, estava a Letónia, com 43,3 % de renováveis, na sua maioria graças à energia hidráulica.

Ainda em 2022, as menores proporções de consumo energético de energias renováveis foram registadas na Irlanda (13,1 %), Malta (13,4%), Bélgica (13,8 %) e no Luxemburgo (14,4 %).

Mais sobre o que a UE faz para impulsionar as energias renováveis:



Este artigo foi publicado pela primeira vez em novembro de 2017, e foi substancialmente reescrito para refletir os últimos desenvolvimentos no que refere às energias renováveis na UE.