Factos e números sobre o mercado do mel na Europa - Infografia 

 
 

Partilhar esta página: 

Quantas colmeias existem na UE? Quais são os principais produtores a nível mundial? Explore a nossa infografia para mais informação sobre o mercado do mel na UE.

A UE é o segundo maior produtor de mel no mundo, mas a produção não satisfaz a elevada procura.  

O setor europeu da apicultura em números


A União Europeia é o segundo maior produtor de mel do mundo. Todos os anos, 600 000 apicultores e 17 milhões de colmeias produzem cerca de 250 mil toneladas de mel.


No entanto, a produção não satisfaz a procura interna. Em 2016, a UE importou 200 mil toneladas de mel. Cerca de 40% do mel é importado da China, o principal produtor mundial.


Quando comparado com os outros produtores estrangeiros, os apicultores europeus enfrentam custos de produção relativamente elevados. O preço médio do produto exportado também é mais elevado que a média do preço do mel importado. Em 2017, o quilo de mel importado custava em média 2,23 euros. O quilo de mel exportado para países terceiros valia em média 5,69 euros.



Saúde das abelhas, um desafio para o setor


O setor da apicultura também é essencial para a agricultura, para a segurança alimentar e para a biodiversidade uma vez que as abelhas têm um papel essencial na polinização de plantas cultivadas e silvestres.


Surtos de doenças, agricultura intensiva, exposição a químicos, perda do habitat natural e condições climáticas adversas ameaçam a sobrevivência das colmeias.



Proteger as abelhas e apoiar os produtores de mel


Num relatório preparado pelo eurodeputado húngaro Norbert Erdős (PPE), aprovado em plenário a 1 de março de 2018, o  Parlamento Europeu insta a Comissão Europeia e os Estados-Membros a tomarem medidas para proteger as abelhas e apoiar os apicultores.


Reforçar a proteção da variedades das abelhas, aumentar o apoio financeiro aos apicultores, proibir pesticidas nocivos e a aplicação de ações contra a importação de mel adulterado são algumas das medidas apresentada pelo PE. Leia mais no nosso artigo.



Saiba mais sobre a legislação europeia relativa ao bem-estar dos animais.