Acordos comerciais: a posição da UE no mundo

Conhece os números relativos à balança comercial da UE nesta infografia. Aqui podes encontrar todas as informações sobre exportações, importações, criação de emprego na UE e muito mais.

Infografia que ilustra as exportações e importações mundiais de bens em 2019
Infografia: as importações e exportações mundiais de bens em 2019

A União Europeia (UE) alimentou sempre um objetivo de promover as trocas comerciais, que consiste não apenas em remover as barreiras entre os países da UE, mas também em encorajar outras nações a comerciar com a UE. Em 2021, as exportações de bens da UE representavam 15% das exportações mundiais e as importações 14%, o que torna a UE numa das maiores potências comerciais do mundo, ao lado dos Estados Unidos da América e da China.



Acordos comerciais

A UE conta atualmente com cerca de 130 acordos comerciais em vigor, em curso de adoção ou em fase de negociação.

Os acordos comerciais não constituem apenas uma oportunidade para reduzir as taxas, mas também a possibilidade dos parâmetros de qualidade e segurança da UE serem reconhecidos pelos parceiros comerciais, assim como o respeito pelos produtos com uma origem designada, como o champanhe ou o queijo Roquefort. Este ponto é muito importante, uma vez que os produtos alimentares europeus adquiriram reputação graças à excelência e a tradição.

Infografia do estado dos acordos comerciais da UE: 77 acordos em vigor, 24 pendentes, 24 em fase de adoção ou ratificação e 5 em negociações
Infografia: a lista de acordos comerciais da UE

A UE também utiliza os acordos comerciais para estabelecer padrões ambientais e laborais, por exemplo para evitar a importação de produtos produzidos através de mão de obra infantil.

O mais recente acordo comercial foi assinado com o Vietname em 2020, tendo sido adotado pelo Parlamento Europeu em fevereiro de 2020, mas muitos outros estão a ser ainda negociados.

Além disso, em abril de 2021, o Parlamento aprovou o acordo de comércio e cooperação UE-Reino Unido.



Importações e exportações da UE

Infografia sobre o volume das exportações e importações de bens da UE
Infografia: a exportação e importação de bens pela UE

As empresas europeias não beneficiam apenas da escala que um mercado único propicia, mas também de acordos comerciais que permitem às organizações da UE exportar muitos dos seus bens e serviços. Ao mesmo tempo, as companhias estrangeiras que queiram exportar para a UE têm de ter os mesmos padrões de qualidade das firmas nacionais, para não existir o risco de competição desleal.

Em 2022, a UE registou um défice comercial de 432 mil milhões de euros em bens, principalmente devido ao aumento acentuado dos preços da energia. No entanto, a situação tem vindo a melhorar. O défice comercial diminuiu de 150 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2022 para 78 mil milhões de euros no quarto trimestre de 2022 e para 2 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2023. O principal parceiro da UE para as exportações em 2022 foram os Estados Unidos e para as importações a China.

Os Estados Unidos permaneceram, de facto, o destino mais comum para as mercadorias exportadas pela UE em 2022, com uma quota de 20%. O Reino Unido foi o segundo maior destino para as exportações da UE (13% do total da UE), seguindo-lhe a China (9%).

Infografia que mostra para onde os países da UE exportam
Infografia: os países destinatários das mercadorias exportadas pelos Estados-Membros da UE

O comércio com os países que não pertencem à UE levou à criação de milhões de postos de trabalho na Europa. A Comissão Europeia estimava que, em 2017, cerca de 36 milhões de postos de trabalho tinham sido criados por causa destas trocas comerciais. A constituição de um mercado único também resultou em mais trocas comerciais entre os países da UE: uma vez que um quinto dos postos de trabalho que beneficiam com a exportação está localizado num Estado-Membro diferente do que o da exportação.

Além disso, a importação de bens e serviços de fora da UE obrigou as empresas europeias a serem mais competitivas, oferecendo aos consumidores mais escolha e preços mais baixos. Um quinto dos postos de trabalho apoiados pelas exportações está localizado num Estado-Membro diferente do que exporta.

Consulta este mapa interativo para descobrir quantos empregos são sustentados pelas exportações no teu país.

Infografia sobre o número de empregos possíveis graças às exportações para países não pertencentes à UE. Os números variam de 6,8 milhões na Alemanha a 19 mil em Malta
Infografia: o número de empregos que beneficiam com as exportações efetuadas pelos países da UE

Artigos relacionados