Programa LIFE: mais apoio da UE contra as alterações climáticas 

Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

A UE concordou em financiar o programa LIFE com 5,4 mil milhões de euros. Veja o nosso vídeo para saber como os fundos apoiarão as ações pelo clima.

O programa LIFE é o único programa da União Europeia (UE) que se dedica exclusivamente ao ambiente e ao clima, sendo que o programa relativo ao período entre 2021 e 2027 o mais ambicioso até à data. No total, serão disponibilizados 3,5 mil milhões de euros para as atividades ambientais e 1,9 mil milhões de euros para o combate contra as alterações climáticas.

Este programa faz parte do pacote do Pacto Ecológico Europeu proposto pela Comissão Europeia.


Conheça as respostas da UE às alterações climáticas.

A construção de uma economia mais circular e limpa, que reutiliza e recicla produtos, é uma das principais prioridades da UE e o programa LIFE terá um papel importante a desempenhar neste âmbito. O programa apoiará a transição para um sistema energético limpo e juntar-se-á aos esforços realizados ao abrigo de outros programas europeus em direção ao objetivo primordial da UE para se tornar neutra em termos de carbono até 2050. o LIFE visa igualmente proteger e melhorar a qualidade do ambiente e conter e inverter a perda de biodiversidade.


O programa LIFE, aprovado pelo Parlamento em abril de 2021, faz parte do orçamento de longo prazo da UE e dos planos de recuperação, que vão despender 30% dos seus fundos em ação climática.

Os outros programas de luta contra as alterações climáticas são: o Fundo para uma Transição Justa - para ajudar as regiões da UE na adaptação à economia verde, o InvestEU - que proporcionará verbas para projetos na área do clima e o Horizonte Europa - que financiará a investigação e a inovação da UE no setor do clima.


Leia mais sobre o financiamento da UE para o clima: