Horizonte Europa: o investimento da UE para a ciência (infografias)

O programa de investigação da UE continuará a apoiar os progressos científicos para ajudar a UE a recuperar da COVID-19 e a tornar-se mais verde e digital.

O Horizonte Europa é o programa da União Europeia (UE) que financia a investigação e a inovação e é dotado de um orçamento total superior a 95 mil milhões de euros para o período de 2021 a 2027. No âmbito das negociações sobre o orçamento de longo prazo da UE, os eurodeputados garantiram uma parcela adicional de 4 mil milhões de euros para este programa. Descubra o que é coberto por este montante através das nossas infografias


As principais metas do Horizonte Europa objetivos consistem em reforçar a ciência e a tecnologia, promover a competitividade industrial e implementar os objetivos de desenvolvimento sustentável ao nível da UE.


A pandemia da COVID-19 demonstrou com bastante evidência que a investigação e a inovação são motores de relevo da recuperação económica. Foram mobilizadas centenas de milhões de euros em projetos de investigação sobre o coronavírus ao abrigo do anterior programa de financiamento da UE para a ciência, o Horizonte 2020. O novo programa continuará a apoiar a investigação no domínio da saúde e a ajudar os sistemas de saúde da UE a prepararem-se para futuras crises.

Infografia que explica o programa Horizonte Europa e as suas missões
Uma infografia que define o programa Horizonte Europa e as suas áreas de ação

O novo programa europeu de financiamento da investigação financiará as transições digital e verde, ajudando especificamente: a indústria na sua descarbonização; a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis; e, a garantir que a recuperação face à COVID-19 priorize o clima.

O Horizonte Europa inclui igualmente uma dotação específica para as indústrias criativas e culturais que foram devastadas pela pandemia. O programa de investigação incidirá em cinco domínios prioritários:

Infografia que explica o programa Horizonte Europa, orgamento e pilares
Uma infografia detalhada que explica o programa Horizonte Europa e o orçamento atribuído a cada um dos seus pilares

O orçamento para o Horizonte Europa será distribuído por quatro pilares. O primeiro centra-se no apoio e no reforço do talento europeu em investigação e inovação. O segundo pilar garante financiamento para a ciência que aborda os desafios globais ligados às cinco áreas prioritárias. O terceiro pilar apoia o empreendedorismo orientado para a investigação, enquanto o quarto pilar canaliza verbas para as redes de investigação e a colaboração.


O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e o Conselho Europeu da Inovação (EIC) são ambos financiados através do programa Horizonte Europa. O EIT ajuda a reduzir o fosso entre a investigação e o mercado, tornando assim a Europa mais inovadora. O EIC pretende apoiar tecnologias inovadoras e inovações revolucionárias, através da criação de novos mercados e de uma ampliação dos existentes à escala internacional.

O Parlamento aprovou o programa Horizonte Europa e o seu pacote orçamental durante a sessão plenária de abril de 2021.