Medidas da UE para garantir energia segura e verde

Do aquecimento aos transportes, a energia é crucial no dia-a-dia e uma importante fonte de emissões. Lê as soluções da UE para descarbonizar o setor.

Alguns postes de energia elétrica e motores eólicos ao pôr do sol ©AdobeStock/Ingo Bartussek
Postes de energia elétrica e motores eólicos ©AdobeStock/Ingo Bartussek

A energia é a maior fonte de emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia (UE), representando mais de três quartos delas. Esta abrange a produção de eletricidade, o aquecimento e os transportes - todos essenciais para a nosso dia-a-dia. Para atingir o ambicioso objetivo da UE de neutralidade climática até 2050, é necessário reduzir drasticamente as emissões no setor da energia.

Recentemente, o gás e a eletricidade têm atingido preços recorde. A UE é altamente dependente das importações de energia, especialmente no que se refere ao gás natural (90%) e ao petróleo (97%), tornando-a mais vulnerável a perturbações que possam causar uma subida dos preços. Uma melhor cooperação e interconexões das redes de energia com o desenvolvimento de fontes de energia renováveis poderão ajudar os países da UE a garantir o seu aprovisionamento energético.

Vê o nosso resumo das ações da UE em matéria de energia renovável.



Lê mais e descobre as várias propostas da UE para reduzir as emissões do setor energético e garantir um abastecimento seguro.


Melhores conexões entre os países da UE

A ligação das infraestruturas energéticas entre os países da UE poderá ajudar a garantir um abastecimento diversificado de energia e atenuar melhor as possíveis perturbações.

A UE está atualmente a rever as regras relativas ao financiamento de projetos transfronteiriços de infraestruturas energéticas, de modo a cumprir os seus objetivos climáticos. A cada dois anos, uma lista de projetos-chave de infraestruturas é selecionada. Estes projetos podem beneficiar de licenças simplificadas e do direito a solicitar financiamento da UE.

Em abril de 2022, o Parlamento respaldou um acordo alcançado com o Conselho para eliminar gradualmente o financiamento europeu para projetos de gás natural e canalizar essas verbas para infraestruturas de hidrogénio e para a captura e armazenamento de carbono.


Hidrogénio renovável

Quando o hidrogénio é utilizado como fonte de energia, não emite gases com efeito de estufa, o que significa que pode ajudar a descarbonizar setores onde é difícil diminuir as emissões de CO2. Estima-se que o hidrogénio possa suprir 20-50% da procura de energia da UE nos transportes e 5-20% na indústria até 2050.

No entanto, para ser sustentável, o hidrogénio tem de ser produzido a partir de eletricidade renovável. Os deputados já insistiram na importância de uma distinção clara entre o hidrogénio renovável e o de baixo teor de carbono, bem como da eliminação progressiva do hidrogénio à base de fósseis.

Energias renováveis ao largo

Atualmente, o vento é a única fonte de energia renovável ao largo (ou “offshore” em inglês) utilizada à escala comercial, mas a UE está a investigar outras fontes, como a energia das marés e das ondas, a energia solar flutuante e as algas como biocombustíveis.

A Comissão Europeia propôs uma estratégia da UE para aumentar drasticamente a produção de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis ao largo. Só a capacidade eólica ao largo poderia aumentar dos 12 GW atuais para os 300 GW até 2050. O Parlamento definirá a sua posição mais tarde, durante o atual mandato.

Metas mais ambiciosas

Para descarbonizar o setor da energia, é necessário aumentar a quota-parte das energias renováveis e aumentar a eficiência energética. Nos termos da legislação destinada a cumprir os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, a Comissão propôs a revisão para elevar os objetivos atuais tanto para as energias renováveis (atualmente de 32% até 2030) como para a eficiência energética (de 32,5% até 2030).

Leia mais sobre a energia na UE:

Artigos relacionados