Estudantes da UE tornam-se eurodeputados por um dia no Parlamentarium 

 
 

Partilhar esta página: 

Implantar chips de identificação nos cidadãos europeus: é a favor ou contra? Não se preocupe, não se trata de legislação mas sim de ficção. Este é dos temas discutidos pelos estudantes quando visitam o Parlamentarium, o centro de visitas do PE, e participam num jogo de simulação, para aprender em primeira mão o que significa ser um eurodeputado. No dia da Europa, 9 de maio, assista ao nosso vídeo sobre os futuros cidadãos da Europa, o processo democrático e a arte do compromisso.

Em média,10 mil estudantes participam no jogo de simulação todos os anos. O jogo é organizado, em qualquer uma das línguas oficiais, a pedido das escolas secundárias que visitam o Parlamentarium.


O Dia da Europa é assinalado a 9 de maio, para comemorar o discurso feito por Robert Schuman a 9 de maio de 1950, em Paris. No seu discurso, conhecido por Declaração de Schuman, o então ministro francês dos negócios estrangeiros defende a criação de uma Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, comunidade que com os anos se desenvolveu na União Europeia como a conhecemos hoje.