O ABC do Parlamento Europeu

Os eurodeputados representam mais de 500 milhões de europeus. Como estão os eurodeputados organizados no Parlamento Europeu? Consulte a nossa infografia atualizada e descubra.

infografia
Os 751 eurodeputados, eleitos de cinco em cinco anos, representam 500 milhões de cidadãos europeus.

O Parlamento Europeu é a única instituição da União Europeia eleita por sufrágio universal direto e é uma das maiores assembleias democráticas do mundo. Os 751 eurodeputados, eleitos de cinco em cinco anos, representam 500 milhões de cidadãos europeus de 28 Estados-Membros.


Grupos políticos


Os eurodeputados estão organizados em grupos políticos constituídos por deputados de diferentes países mas com convicções políticas semelhantes. Atualmente existem oito grupos no Parlamento Europeu.


Os grupos políticos têm um papel fundamental no funcionamento do Parlamento Europeu: asseguram maiorias na votação de legislação; definem as ordens do dia e têm um papel decisivo na escolha do Presidente do PE e de outros cargos principais.


Comissões parlamentares


O Parlamento Europeu conta com 20 comissões, duas subcomissões (dedicadas aos Direitos Humanos e à Segurança e Defesa) e duas comissões de inquérito (dedicadas à medição das emissões dos automóveis e aos Documentos do Panamá). As comissões de inquérito são temporárias e trabalham em redor de assuntos muito específicos.


Este artigo e infografia foram publicados originalmente a 16 de novembro de 2015 e foram atualizados para refletir novos elementos (nomeadamente a criação de duas novas comissões de inquérito, entre outros).