Ambiente: 67% dos europeus querem mais intervenção por parte da UE

A proteção do ambiente é um tema particularmente importante para os europeus. De acordo com um Eurobarómetro especial, dois terços dos cidadãos europeus gostariam que a UE interviesse mais na proteção do meio ambiente. Leia o nosso artigo para saber mais sobre as medidas levadas a cabo pela UE para proteger a biodiversidade e combater as alterações climáticas.

ilustração de uma árvore ©AP Images/ European Union-EP
70% dos portugueses desejam mais intervenção por parte da UE no que diz respeito à proteção do meio ambiente. ©AP Images/ European Union-EP

De acordo com o recente estudo de opinião Eurabarómetro, 67% dos europeus e 70% dos portugueses desejam mais intervenção por parte da UE no que diz respeito à proteção do meio ambiente e 52% dos inquiridos afirmam que as atuais iniciativas da UE são insuficientes.


“Partilhamos as preocupações dos nossos cidadãos e estamos empenhados em trabalhar em novas políticas e propostas para lutar contra as alterações climáticas e proteger o ambiente”, afirma Giovanni La Via, presidente da comissão parlamentar do Ambiente em reação a estes resultados.


“(o acordo alcançado na COP21 em) Paris coloca-nos objetivos muito ambiciosos. A União Europeia teve um papel crucial neste acordo e prepara agora todas as novas políticas para implementar esta ambição”, acrescenta o eurodeputado italiano do PPE.


A UE e a proteção do meio ambiente


O combate às alterações climáticas faz parte das prioridades da UE. A União Europeia pretende reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa em pelo menos em 40% até 2030 e a legislação europeia já promove a utilização das energias renováveis. Os eurodeputados adotaram recentemente novas regras para a rotulagem da eficiência energética dos eletrodomésticos.


O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram recentemente a um acordo informal sobre a legislação relativa à qualidade do ar. Entretanto, o Parlamento Europeu também criou uma comissão de inquérito para investigar os escândalos da falsificação dos resultados das medições das emissões dos automóveis.


A economia circular é uma prioridade da UE. Os eurodeputados pretendem melhorar o ciclo de vida dos produtos através de maior reciclagem e reutilização e uma melhor gestão dos resíduos. Em abril de 2015, os eurodeputados aprovaram uma nova legislação europeia para reduzir substancialmente o consumo de sacos de plástico leves na UE.

Para saber mais