Aniversário dos Tratados de Roma: a UE comemora 60 anos

Há 60 anos, líderes de seis países reuniam-se em Roma para assinar os acordos que dariam eventualmente origem a uma união com 28 Estados-Membros.

Fotografia de uma página do Tratado de Roma
Os Tratados de Roma foram assinados na capital italiana a 25 de março de 1957.

Este sábado, representantes do Parlamento Europeu e outros líderes europeus deslocam-se a Roma para participar nas comemorações do aniversário na capital italiana, num momento em que a futura direção do projeto europeu é alvo de um forte debate. Os chefes de Estado e de governo vão aproveitar o encontro para debater o futuro da União Europeia.

A 25 de março de 1957, os líderes da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Países Baixos assinavam dois Tratados: o Tratado que instituia a Comunidade Económica Europeia (CEE) e o Tratado que instituia a Comunidade Europeia da Energia Atómica (CEEA ou EURATOM).

A integração económica baseada na eliminação dos direitos aduaneiros entre os Estados-membros e a promoção da liberdade de circulação de bens, serviços, capitais e pessoas tornou-se um sucesso e atraiu cada vez mais países. Com o tempo, as áreas de cooperação alargaram-se, levando à criação da União Europeia. O Tratado que institui a Comunidade Económica Europeia (CEE) foi sendo atualizado e é conhecido atualmente como o Tratado sobre o Funcionamento da UE.

Cerimónia em Roma

O Presidente do Parlamento Europeu, os líderes dos grupos políticos, vice-presidentes e questores deslocam-se esta sexta-feira a Roma para assinalar o aniversário dos Tratados. O Presidente Antonio Tajani vai assinar a Declaração de Roma em nome do Parlamento.

O futuro da UE

Os eurodeputados têm debatido o futuro da União Europeia e as formas como a União pode responder a desafios como a migração, os desequilíbrios económicos e a saída do Reino Unido. Os eurodeputados adotaram três relatórios sobre o futuro da UE durante a sessão plenária de fevereiro. Algumas semanas depois, na sessão plenária de março discutiram os cinco cenários apresentados no Livro Branco da Comissão Europeia. O debate continua em Roma com reuniões entre os chefes de Estado e de governo da UE.

“A Europa é a nossa liberdade, a Europa é o nosso futuro e é isso que devemos passar para os nossos filhos, um futuro de prosperidade, um futuro de paz e de liberdade", afirmou o Presidente Antonio Tajani numa cerimónia no início desta semana em Bruxelas.

No 60.º aniversário da sua assinatura, olhamos para trás, para a forma como o tratado lançou os alicerces para a Europa e as suas conquistas

Para saber mais