Infografia: a quantos assentos no Parlamento Europeu tem direito cada país?  

Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

A composição do Parlamento Europeu modificou-se com a saída do Reino Unido. Conheça os números na nossa infografia.

A partir do dia 1 de fevereiro, passa a ter  705 assentos parlamentares, em vez dos 751 (o número máximo estabelecido nos acordos da UE) existentes antes da saída do Reino Unido da UE, no dia 31 de janeiro de 2020.


Dos 73 assentos que pertenciam ao Reino Unido, 27 foram redistribuídos por outros países. Os restantes 46 assentos ficam reservados para potenciais alargamentos da UE. Em linha com o acto eleitoral de 1976, os Estados-membros têm de notificar os nomes dos representantes ao Parlamento Europeu antes que os mandatos possam ter início, oficialmente.

Nova composição do Parlamento Europeu  

Nenhum país perde eurodeputados

A redistribuição de assentos assegurou que nenhum país perdeu eurodeputados e que alguns tiveram oportunidade de ganhar entre um a cinco representantes, para corrigir a sub-representação na sequência de alterações demográficas.

Teve em atenção a população dos Estados-Membros e o princípio de “proporcionalidade degressiva”. Isto significa que os países mais pequenos em termos de população devem ter menos eurodeputados que os países maiores. Mas, ao mesmo tempo, o número de pessoas representando por um eurodeputado de um país maior deve ser maior do que o número de pessoas representadas por um eurodeputado de um Estado-Membro menor. Desta forma, os eurodeputados dos Estados-Membros mais pequenos têm uma presença no Parlamento relativamente mais forte.

20200124PHT71006