Novo registo europeu de grupos de interesse: “as pessoas têm direito a exigir transparência”

O Parlamento está em negociações com a Comissão e o Conselho para atualizar o registo de transparência europeu, facilitando assim o processo de identificação dos grupos de interesse na UE.

A UE faz pressão para um Registo de Transparência da UE obrigatório.

As negociações entre as três instituições começaram em abril de 2018, e visam criar um registo obrigatório que abranja o Conselho, a Comissão e o Parlamento.

Desde 2011 que o Parlamento Europeu e a Comissão gerem em conjunto o Registo de Transparência, que veio substituir registos anteriores separados. O anterior registo do Parlamento datava de 1995, sendo o Conselho membro observador do novo sistema desde 2014.

Veja a nossa infografia para ficar a saber que grupos de interesses estão em contacto com as instituições europeias.

“Criamos leis em nome dos cidadãos e estes têm direito a exigir que as negociações sejam transparentes”, afirma a vice-presidente do PE, Sylvie Guillaume (S&D, França), que lidera as negociações em nome do Parlamento, juntamente com a presidente da comissão de assuntos constitucionais, Danuta Hübner (PPE, Polónia).  

O objetivo é criar uma série de regras que tornem o processo de decisão mais transparente, aumentado desta forma a confiança do público no processo. “Quando os cidadãos sabem mais sobre o funcionamento da Europa tendem a desenvolver um sentimento de propriedade, de responsabilidade pela Europa”, afirma Danuta Hübner.

Assista ao nosso vídeo para ficar a saber mais sobre as negociações.

Para saber mais