EYE 2018: “Mais do que nunca a Europa precisa de ideias novas”

Oito mil jovens europeus reúnem-se em Estrasburgo, a 1 e 2 de junho, para discutir o futuro da Europa durante o Encontro Europeu da Juventude. Saiba mais sobre eles na nossa infografia.

Infografia
Quem participa no EYE 2018?

A menos de um ano das eleições europeias de 2019, os jovens europeus vão juntar-se para trocar ideias e definir as suas prioridades para o futuro da Europa, participando numa série de workshops, debates e muitas outras atividades com os eurodeputados em Estrasburgo. Em julho, um relatório apresentará algumas das propostas discutidas durante o evento aos eurodeputados.

“Mais do que nunca a Europa precisa de ideias novas. As eleições europeias realizam-se em maio de 2019 num contexto de crescimento económico. Contudo, muitos dos nossos jovens têm dificuldades em encontrar emprego. Só através da participação real dos cidadãos europeus, especialmente dos jovens nos quais depositamos grandes esperanças, pode a UE superar os desafios que envolvem uma economia em constante mutação, a migração e as alterações climáticas”, diz o Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, numa carta aos participantes.

O Encontro Europeu da Juventude deste ano incidirá sobre cinco temas principais:

  • Ricos e pobres: exigir uma quota justa
  • Seguro e perigoso: sobreviver numa época turbulenta
  • Separados e juntos: trabalhar para uma Europa mais forte
  • Jovens e idosos: a par da revolução digital
  • Local e global: proteger o nosso planeta

Clique aqui para aceder ao programa completo

Entre os oradores encontram-se o ex-Presidente francês, Valery Giscard d'Estaing, os laureados do Prémio Sakharov Lamiya Aji Bashar e Denis Mukwege, a comissária europeia para os assuntos sociais, Marianne Thyssen, e o ex-ministro das finanças grego, Yanis Varoufakis.

Para saber mais