Eurodeputados elegem David Sassoli como Presidente do Parlamento Europeu

David Sassoli, eurodeputado italiano (S&D), foi eleito Presidente do Parlamento Europeu no dia 3 de Julho, após duas voltas de votação.

David Sassoli, 63 anos, obteve 345 votos em 667 votos expressos na segunda volta do escrutínio. É antigo jornalista de televisão e é deputado ao Parlamento Europeu desde 2009.

No seu discurso antes do início do processo eleitoral, David Sassoli sublinhou que muitos novos eleitores foram às urnas nas eleições de 23-26 de maio e falou da responsabilidade do Parlamento perante eles. "Eles [os eleitores] deram-nos um mandato, porque acreditam na nossa instituição, acreditam na democracia e em eleições livres. Não os devemos dececionar".

"Ao longo da próxima legislatura, temos de estar na vanguarda, temos de liderar a mudança necessária, vital, para modernizar a Europa e torná-la mais forte", acrescentou.

Os Eurodeputados elegeram também os 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu para os próximos dois anos e meio, estando entre eles o eurodeputado português Pedro Silva Pereira.

David-Maria Sassoli has been elected as President of the European Parliament
David Sassoli