Quem é quem: uma síntese da liderança do Parlamento Europeu 

Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

Os deputados elegeram a nova presidente do Parlamento Europeu, vice-presidentes e questores em janeiro de 2022. Vê quem ocupa os cargos principais do PE, na nossa infografia.

Quem é quem A Mesa

A presidente é eleita para um mandato prorrogável de dois anos e meio

 

No seu conjunto, a presidente, o(a)s vice-presidentes e o(a)s questore(a)s compõem a Mesa do Parlamento Europeu (PE), que consiste no órgão responsável por todas as questões administrativas, de pessoal e organizacionais do PE.

Enquanto a presidente dirige as atividades do Parlamento e representa este órgão em todas as questões de relações internacionais, cerimónias e atos administrativos, judiciais e financeiros, pode delegar algumas das suas responsabilidades no(a)s vice-presidentes. O(a)s questore(a)s tratam das questões administrativas que afetam diretamente os eurodeputados.

Para saberes mais sobre as responsabilidades de um dos membros da Mesa, clica no seu nome ou na foto.

Todos os cargos eletivos no PE são renovados de dois anos e meio em dois anos e meio, ou seja, uma vez no início da legislatura e outra a meio dos cinco anos que dura o mandato.

Em janeiro de 2023, os eurodeputados votaram para eleger Marc Angel (S&D, LU) como vice-presidente do Parlamento. Angel tomou o lugar de Eva Kaili (NA, EL), cujo mandato como vice-presidente foi cessado em dezembro de 2022.