Quem é quem: uma síntese da liderança do Parlamento Europeu

Os deputados elegeram a nova presidente, vice-presidentes e questores do PE em janeiro de 2022. Vê quem ocupa os cargos principais do PE na infografia.

Quem é quem A Mesa

A presidente é eleita para um mandato prorrogável de dois anos e meio

 

No seu conjunto, a presidente, o(a)s vice-presidentes e o(a)s questore(a)s compõem a Mesa do Parlamento Europeu (PE), que consiste no órgão responsável por todas as questões administrativas, de pessoal e organizacionais do PE.
    
Enquanto a presidente dirige as atividades do Parlamento e representa este órgão em todas as questões de relações internacionais, cerimónias e atos administrativos, judiciais e financeiros, pode delegar algumas das suas responsabilidades no(a)s vice-presidentes. O(a)s questore(a)s tratam das questões administrativas que afetam diretamente os eurodeputados.

Para saberes mais sobre as responsabilidades de um dos membros da Mesa, clica no seu nome ou na foto.

Todos os cargos eletivos no PE são renovados de dois anos e meio em dois anos e meio, ou seja, uma vez no início da legislatura e outra a meio dos cinco anos que dura o mandato.

Em janeiro de 2023, os eurodeputados votaram para eleger Marc Angel (S&D, Luxemburgo) como vice-presidente do Parlamento. Angel recuperou o lugar de Eva Kaili (Não Inscritos, Grécia), cujo mandato como vice-presidente foi cessado em dezembro de 2022.

Em outubro de 2023, Martin Hojsík (Renew Europe, Eslováquia) foi eleito vice-presidente e Isabel Wiseler-Lima (PPE, Luxemburgo) foi eleita questora. Hojsík substituiu Michal Šimečka (Renew Europe, Eslováquia) e Wiseler-Lima substituiu Cristophe Hansen (PPE, Luxemburgo), nas suas respetivas funções, após a saída de Šimečka e Hansen do Parlamento Europeu na sequência de eleições nacionais nos seus países.

Victor Negrescu (S&D, Roménia) foi eleito questor em novembro de 2023, substituindo Monika Beňová (não-inscrita, Eslováquia).

Jan-Christoph Oetjen (Renew Europe, Alemanha) foi eleito vice-presidente em janeiro de 2024 para substituir Nicola Beer (Renew Europe, Alemanha), após a eurodeputada ter deixado o Parlamento para se tornar vice-presidente do Banco Europeu de Investimento.