Prioridades dos grupos do PE: S&D 

 
 

Partilhar esta página: 

O Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas é o segundo maior grupo do atual Parlamento Europeu.

Durante as eleições europeias de maio cerca de 200 milhões de europeus elegeram deputados europeus para os representar nos próximos cinco anos no novo Parlamento Europeu. Estes deputados estão organizados em sete grupos com base nas suas afinidades políticas. Saiba quais as prioridades de cada grupo na nossa série de vídeos.

S&D, o grupo parlamentar do Partido dos Socialistas Europeus, é a segunda força política mais forte do Parlamento Europeu, com 154 deputados. É também um dos grupos políticos mais antigos do PE, estando representado desde as primeiras eleições diretas de 1979.

Pertencem a este grupo deputados de 26 Estados-Membros da UE. Os únicos países da UE que não estão representados no Grupo S&D são a República Checa e a Irlanda.

Iratxe García Pérez foi eleita presidente do grupo S&D em junho de 2019. É deputada ao Parlamento Europeu desde 2004. O grupo tem nove vice-presidentes.

Firme europeísta, o grupo está a concentrar-se nas questões sociais, incluindo a igualdade e a luta contra as alterações climáticas.

Três dos 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu são membros do grupo S&D, tal como 4 dos 20 presidentes das comissões parlamentares.