Prioridades do grupo no PE: Identidade e Democracia 

 
 

Partilhar esta página: 

Identidade e Democracia (ID) é um novo e o quinto maior grupo do atual Parlamento Europeu.

Nas eleições europeias de maio, cerca de 200 milhões de europeus elegeram deputados europeus para os representar no novo Parlamento Europeu nos próximos cinco anos. Estes deputados ao Parlamento Europeu estão organizados em sete grupos, com base nas suas afinidades políticas. Para mais informações sobre as prioridades de cada um dos grupos políticos, veja a nossa série de vídeos.

O grupo de Identidade e Democracia (ID) foi criado na atual legislatura do Parlamento Europeu e sucede ao Grupo Europa das Nações e da Liberdade (ENL). O Grupo ID tem 73 membros, o que faz com que seja a quinta maior força política no PE.


Este grupo tem deputados de nove países, a maioria deles do partido italiano Lega, do Rassemblement National (França) e da AfD (Alemanha).


Marco Zanni (Itália) foi eleito presidente do grupo em julho de 2019. Trata-se do seu segundo mandato no PE. O grupo tem também dois vice-presidentes.


O Grupo ID afirma que o seu objetivo é criar emprego e crescimento, aumentar a segurança e combater a imigração ilegal, bem como tornar a UE menos burocrática.


Nenhum dos vice-presidentes do PE nem de presidentes das comissões parlamentares pertence a este grupo.