Os segredos por detrás do colorido calendário do Parlamento Europeu 

 
 

Partilhar esta página: 

Vermelho, azul, rosa, turquesa... não são os diferentes tons do arco-íris, mas sim as cores que indicam as atividades do Parlamento.

Calendário de 2020 do Parlamento Europeu  

O calendário do Parlamento é codificado por cores para mostrar o que está a ocupar os deputados ao Parlamento Europeu. Segue-se um breve guia das cores que vão guiar o trabalho do novo Parlamento nos próximos cinco anos.


Azul - grupos políticos

Durante as semanas azuis, os eurodeputados reúnem-se nos seus grupos políticos para analisar a legislação que será debatida em sessão plenária. Os grupos políticos do Parlamento Europeu reúnem deputados de diferentes partidos políticos nacionais, partilhando a mesma posição política e filiações. Para formar um grupo político, um mínimo de 25 deputados de, pelo menos, sete países diferentes da UE devem unir esforços.


Rosa - reuniões de comissões

Durante as semanas cor-de-rosa os eurodeputados participam nas reuniões das comissões parlamentares, que são abertas ao público e são transmitidas em direto.

Cada eurodeputado tem assento numa ou mais comissões parlamentares, dedicadas a uma área específica da política europeia, desde assuntos externos a questões económicas, igualdade, educação e cultura. Cada comissão tem representantes de todo o espectro político.

As comissões constituem um fórum para os deputados provenientes de diferentes grupos políticos discutirem projetos de legislação, proporem alterações, considerarem propostas da Comissão e do Conselho e elaborarem relatórios a apresentar em plenário.


Vermelho - Sessões plenárias

Todo o trabalho realizado durante as semanas azul e rosa culmina em semanas vermelhas, que marcam as sessões plenárias do Parlamento Europeu em Estrasburgo e Bruxelas.

Durante as sessões plenárias, os eurodeputados debatem questões importantes e votam sobre temas que vão do comércio e migração ao ambiente, adotando, alterando e, por vezes, rejeitando legislação.


Turquesa - trabalho fora do Parlamento Europeu

Nas semanas turquesa os eurodeputados trabalham fora do Parlamento Europeu. Podem ficar pelos seus círculos eleitorais ou participar em reuniões entre as delegações do Parlamento, nas quais participam todos os eurodeputados, e deputados de países terceiros.