Prioridades do grupo no PE: Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde  

 
 

Partilhar esta página: 

O Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde é a força política mais pequena do Parlamento Europeu.

Nas eleições europeias de maio, cerca de 200 milhões de europeus elegeram deputados europeus para os representar no novo Parlamento Europeu nos próximos cinco anos. Estes deputados ao Parlamento Europeu estão organizados em sete grupos, com base nas suas afinidades políticas. Para mais informações sobre as prioridades de cada um dos grupos políticos, veja a nossa série de vídeos.

O Grupo Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL) foi criado em 1995 e é uma aliança de partidos socialistas e comunistas. O grupo é composto por 41 membros, o que faz dele o grupo mais pequeno no atual Parlamento Europeu. Os seus membros representam 14 países da UE.


O Grupo GUE/NGL tem dois novos copresidentes: Manon Aubry(França), deputada ao Parlamento Europeu pela primeira vez , e Martin Schirdewan (Alemanha), deputado ao Parlamento Europeu desde 2017. O grupo tem também quatro vice-presidentes.


O grupo defende temas como a justiça em matéria de clima, a justiça fiscal e os direitos dos trabalhadores, bem como a aplicação dos direitos humanos.


Um dos 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu é membro do GUE/NGL, tal como um dos 20 presidentes das comissões parlamentares.