Os momentos altos da semana: Orçamento da UE para 2020, Síria, Sakharov e abelhas

Os eurodeputados querem mais financiamento para ações climáticas, criticaram a operação militar turca na Síria e votaram a favor da proteção das abelhas na sessão plenária de outubro

Brexit

Os eurodeputados debateram na terça-feira o acordo para o Brexit alcançado entre os negociadores da UE e do Reino Unido na semana passada. A Comissão dos Assuntos Constitucionais já começou a escrutinar o acordo, mas a maioria dos eurodeputados afirma que o Parlamento Europeu deve apenas votá-lo depois da aprovação do Reino Unido. Saiba o que Guy Verhofstadt, o coordenador do Brexit no Parlamento Europeu, disse sobre o acordo, numa entrevista em direto para a página oficial de Facebook do PE.



Orçamento para 2020

Na quarta-feira, o Parlamento Europeu posicionou-se em relação ao orçamento da UE para 2020, antecipando as negociações com o Conselho, e adicionando mais 2 mil milhões de euros à proposta para o financiamento de ações climáticas da Comissão.



Síria

Os eurodeputados debateram a recente intervenção militar turca na Síria, esta quarta-feira. Condenaram o governo de Erdogan e pediram para a UE adotar medidas para sancionar a Turquia.



Abelhas

Os eurodeputados pediram, na quarta-feira, à Comissão, para criar uma regulamentação mais estrita para proteger as abelhas dos pesticidas e bloquear a recente proposta de diretiva, que foi reprovada pelos Estados-Membros.



Prémio Sakharov

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento do Parlamento Europeu foi atribuído a Ilham Tohti, um economista preso por lutar pelos direitos da minoria uigure na China. O Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, anunciou o laureado de 2019, na quinta-feira. A cerimónia de entrega do prémio está agendada para o dia 18 de dezembro, em Estrasburgo.




Juncker

Num debate com Jean-Claude Juncker, na terça-feira, os eurodeputados fizeram um balanço sobre o trabalho e os resultados alcançados pela Comissão anterior. Aplaudiram os esforços para lidar com as crises económicas e de refugiados e pelas negociações para o Brexit, mas sublinharam que podia ter sido feito mais para assegurar a proteção ambiental e para travar as alterações climáticas.




Alargamento

O Parlamento Europeu confirmou, na quinta-feira, o seu apoio para o começo do debate sobre a adesão à UE da Albânia e do norte da Macedónia e expressou desapontamento pela falta de acordo entre os Estados-Membros.




Transparência fiscal para as multinacionais

Os eurodeputados expressaram a necessidade de chegar a um acordo para definir regras que obriguem as multinacionais a publicar os lucros e os impostos pagos em cada país, num debate que teve lugar na terça-feira. A medida pretende aumentar a transparência e desencorajar as companhias a transferirem ativos para países com impostos mais baixos, mas tem visto pouco progresso no Conselho.



Thomas Cook

Na sequência da falência da agência de viagens britânica Thomas Cook, os eurodeputados solicitaram medidas, na quinta-feira, para mitigar os impactos económicos e pediram maior proteção para os consumidores.