Parlamento Europeu elege nova Comissão Europeia (Infografia) 

Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

Depois de ouvirem os nomeados, os eurodeputados votaram para eleger a nova Comissão Europeia de Ursula von der Leyen, permitindo que comece a desempenhar as suas funções a 1 de dezembro.

A nova Comissão Europeia  

Um total de 461 eurodeputados votaram a favor da nova Comissão, enquanto 157 votaram contra e outros 89 abstiveram-se.


Enquanto discursava na sessão plenária, Ursula von der Leyen afirmou: "Estamos pronto, mas mais importante: a Europa está pronta. A minha mensagem é simples: mãos à obra!".


"Se fizermos o nosso trabalho bem, em 2050 a Europa será o primeiro continente do mundo a atingir a neutralidade carbónica, será uma potência mundial no sector digital, será a economia que melhor consegue alcançar o equilíbrio entre o mercado e a sociedade... as tarefas não são fáceis, mas, juntos, conseguimos fazê-lo".


O voto favorável na sessão plenária desta quarta-feira pôs termo ao longo processo de exame dos comissários indigitados para as diferentes comissões. O objetivo do inquérito do Parlamento Europeu é assegurar que o órgão executivo da UE tem a legitimidade democrática para agir em nome dos interesses dos europeus.


Os eurodeputados elegeram Ursula von der Leyen como Presidente da Comissão Europeia, em julho. Nessa altura, desde o final de setembro até meio de novembro, as comissões parlamentares organizaram audições com cada um dos nomeados, para aferir as suas competências para o posto em questão.


No dia 21 de novembro, os líderes dos grupos políticos e o Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, concordaram que o processo de verificação estaria completo e que o PE estaria pronto para um voto decisivo em plenário.


A nova Comissão deve começar a desempenhar funções no dia 1 de dezembro

Infografia sobre a nova Comissão Europeia