Esta semana no PE: orçamento de longo prazo, direitos humanos

O Parlamento Europeu retoma as atividades com debates sobre o orçamento de longo prazo, os direitos humanos e a COVID-19.

Agenda semanal do PE
Semana de 31 de agosto a 4 de setembro de 2020

Na terça-feira, a Comissão dos Orçamentos debaterá as negociações sobre o orçamento de longo prazo da UE, a reforma das fontes de receita da UE e o plano de recuperação económica face à COVID-19.



A Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar (ENVI) receberá informação atualizada sobre a COVID-19 da parte do diretor do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, Dr Andrea Ammon, na quarta-feira. Os eurodeputados da ENVI também votarão alterações relativas ao Mecanismo de Proteção Civil da UE, o qual contribuiu para a criação de uma reserva de equipamento médico (incluindo, por exemplo, ventiladores) no âmbito da resposta da UE à pandemia de coronavírus.



Na segunda-feira, os eurodeputados da Subcomissão dos Direitos do Homem reúnem-se com Denis Mukwege, vencedor do Prémio Sakharov 2014 e do Prémio Nobel da Paz 2018, para discutir sobre a situação dos direitos humanos na República Democrática do Congo. O Dr. Mukwege tem sido alvo de ameaças de morte por condenar as violações dos direitos humanos e a violência sexual contra mulheres, assim como a recente vaga de assassinatos no seu país.



Por seu lado, na quarta-feira, a Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos vai votar um relatório sobre a aplicação das Estratégias Nacionais para a Integração das Comunidades Ciganas, com o objetivo de combater as atitudes negativas em relação às pessoas de origem cigana na Europa.



Na quinta-feira, a Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores debaterá as oportunidades e os desafios colocados pelas novas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial, bem como a forma como a UE deve regulamentar essas áreas.



Com o objetivo de aumentar a sensibilização para o cancro infantil, o Parlamento Europeu participará no Mês de Sensibilização para o Cancro Infantil. Para tal, o seu edifício em Bruxelas será iluminado em tons dourados durante a primeira semana de setembro. O combate a esta doença é uma prioridade para a UE, sendo que no passado mês de junho o Parlamento Europeu criou uma comissão especial sobre a luta contra o cancro.