Oposição democrática na Bielorrússia recebe o Prémio Sakharov 2020

O Presidente do PE, David Sassoli, entregou o Prémio Sakharov 2020 a Sviatlana Tsikhanouskaya e Veranika Tsapkala a 16 de dezembro, em Bruxelas.

A oposição democrática na Bielorrússia foi galardoada com o Prémio Sakharov 2020

Sviatlana Tsikhanouskaya e Veranika Tsapkala receberam o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2020 em nome da oposição democrática na Bielorrússia, representada pelo Conselho de Coordenação - uma iniciativa de mulheres corajosas e figuras políticas e da sociedade civil.


Durante a cerimónia, realizada excecionalmente em Bruxelas, o Presidente Sassoli frisou: "O mundo inteiro tem conhecimento do que está a acontecer no vosso país. Nós vemos a vossa coragem. Nós podemos ver a coragem das mulheres. Vemos o vosso sofrimento. Vemos os abusos indescritíveis. Vemos a violência. A vossa vontade e determinação em viver num país democrático inspiram-nos."


“Gostaria de prestar uma homenagem especial às nossas laureadas e à força que demonstraram”, acrescentou.


Ao receber o prémio, a principal candidata da oposição, Sviatlana Tsikhanouskaya, afirmou: “Cada bielorrusso que participa no protesto pacífico contra a violência e a ilegalidade... é um herói. Cada um deles é um exemplo de coragem, compaixão e dignidade."


"Os bielorrussos fazem manifestações todas as semanas desde as eleições de 9 de agosto. Eles marcham pelo seu futuro e pelo futuro daqueles que não podem estar presentes. Eles marcham pela liberdade e dignidade dos bielorrussos, dos europeus, dos vossos e dos nossos. Sem uma Bielorrússia livre, a Europa também não é completamente livre (…). Tenho um único desejo este ano: que cada bielorrusso que se encontra agora detido ou que tenha sido forçado ao exílio regresse a casa", disse.

Sobre os vencedores

O vencedor foi escolhido pelos líderes políticos do Parlamento no dia 22 de outubro de 2020.


A oposição democrática na Bielorrússia é representada pelo Conselho de Coordenação, uma iniciativa de mulheres corajosas, como: Sviatlana Tsikhanouskaya - a principal candidata da oposição; Svetlana Alexievich - laureada com um prémio Nobel; Maryia Kalesnikava – música e ativista política; Volha Kavalkova e Veranika Tsapkala – ativistas políticas. Fazem igualmente parte do Conselho de Coordenação, figuras políticas e da sociedade civil como Siarhei Tsikhanouski - videoblogger e preso político; Ales Bialiatski – fundador da organização bielorussa dos direitos humanos “Viasna”; Siarhei Dyleuski; Stsiapan Putsila - fundador do canal Telegram NEXTA; Mikola Statkevich – preso político e candidato presidencial às eleições de 2010.


Numa resolução adotada em setembro de 2020, o Parlamento Europeu condenou as autoridades bielorrussas pela repressão violenta dos protestos pacíficos.

De 18 a 21 de dezembro o Parlamento enviará uma missão de recolha de informações sobre a Bielorrússia para explorar possíveis atividades de mediação e apoio à democracia, em conformidade com uma resolução aprovada a 26 de novembro de 2020.


Cerimónia de entrega do prémio


O prémio consiste num certificado e num montante de 50 mil euros.

Os finalistas

 

Os ativistas ambientais de Guapinol, Porfirio Sorto Cedillo, José Avelino Cedillo, Orbin Naún Hernández, Kevin Alejandro Romero, Arnold Javier Aleman, Ever Alexander Cedillo, Daniel Marquez e Jeremías Martínez Díaz, bem como Berta Cáceres, das Honduras, e o Monsenhor Najeeb Michaeel, arcebispo de Mossul, foram os finalistas da edição deste ano do Prémio Sakharov.

Conheça os outros finalistas.


Mais sobre o Prémio Sakharov

 


O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, assim chamado em homenagem ao físico e dissidente político soviético Andrei Sakharov, tem sido atribuído anualmente, desde 1988, a pessoas e organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

No ano passado o prémio foi entregue a Ilham Tohti, um economista uigure que luta pelos direitos da minoria uigure na China.

Descubra o processo de seleção dos laureados do Prémio Sakharov na nossa infografia.

Assista aqui à nossa transmissão em direto no Facebook com as laureadas Veranika Tsapkala e Sviatlana Tsikhanouskaya, às 14h15 (uma hora menos em Lisboa).

the 2020 Sakharov Prize for Freedom of Thought is awarded to the democratic opposition in Belarus, represented by several laureates including opposition leader Sviatlana Tsikhanouskaya
O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2020 foi entregue à oposição democrática na Bielorrússia

Artigos relacionados