A UE abre caminho à Conferência sobre o Futuro da Europa

Os presidentes do Parlamento Europeu, da Comissão e do Conselho da UE assinaram a declaração conjunta da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Os líderes da UE assinaram a declaração sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa

O Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa - em nome do Conselho da UE, e a Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, assinaram a declaração da Conferência sobre o Futuro da Europa numa cerimónia a 10 de março na sessão plenária do Parlamento, em Bruxelas.


A Conferência sobre o Futuro da Europa visa conferir aos cidadãos um maior papel na definição das futuras políticas e ambições da União Europeia (UE). No seu contexto, serão realizados vários eventos e debates em toda a UE, bem como permitirá que as pessoas tenham uma palavra a dizer através de uma plataforma digital multilingue.


"As expetativas dos cidadãos da UE são mais fortes do que nunca. É essencial continuar a dar à Europa as ferramentas adequadas para responder a estas expetativas, a estas exigências de solidariedade", afirmou o Presidente Sassoli. "Esta é uma oportunidade para redescobrir a alma do projeto europeu. Convidamos todos os cidadãos europeus a participarem na conferência e a construírem a Europa de amanhã, para que ela se torne "a sua Europa".


"Sabemos que nem todos temos a mesma visão para o futuro da Europa", disse Costa, acrescentando: "é exatamente por isso que a Conferência sobre o Futuro da Europa será um marco decisivo no tempo para que possamos discutir isso sem quaisquer tabus, reunindo assim as nossas diferentes visões. Só assim podemos superar as diferenças e fortalecer o que nos une."


"É exatamente em tempos de crise que vemos onde a Europa funciona para as pessoas, e onde temos que a melhorar", disse a Presidente da Comissão, von der Leyen. "Esta conferência tem que ir além de Bruxelas, além das capitais nacionais. Queremos ouvir os cidadãos europeus em toda a sua diversidade - desde os jovens e idosos, os habitantes de cidades e áreas rurais, os estudantes Erasmus àqueles que saíram às ruas para se manifestarem, passando por aqueles que têm as suas dúvidas sobre se criar uma união cada vez mais estreita é o caminho certo a seguir."


Um inquérito, realizado no final de 2020, mostra que três quartos das pessoas questionadas consideram que a Conferência terá um impacto positivo na democracia da União Europeia. E pouco mais de metade dos inquiridos gostaria de participar ativamente nela.

European Parliament President David Sassoli, Commission President Ursula von der Leyen and Prime Minister of Portugal, António Costa, signed the joint declaration on the Conference on the Future of Europe.
António Costa, David Sassoli e Ursula von der Leyen na cerimónia no PE (da esq. à dir.)