Semana do Público LUX: assista aos filmes e avalie-os 

Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

O cartaz dos três filmes finalistas do LUX Prémio do Público (da esq. à dir.): Another Round, Colectiv e Corpus Christi  

Descubra onde pode ver os filmes nomeados ao LUX Prémio do Público 2021 no seu país e como votar no seu favorito.

O Another Round de Thomas Vintenberg - vencedor de um Óscar, assim como o Colectiv de Alexander Nanau e o Corpus Christi - A Redenção de Jan Komasa - ambos nomeados para os Óscares em 2021 e 2020, respetivamente, são os três filmes finalistas da edição de 2021 do LUX Prémio do Público do Parlamento Europeu e da European Film Academy.



Onde assistir

Poderá assistir gratuitamente e online a todos os três filmes durante a Semana do Público LUX de 10 a 16 de maio. Os filmes estão legendados em português.

Em alguns países, os filmes serão projetados em salas de cinema. Consulte o mapa interativo para descobrir as exibições em modo presencial em toda a Europa.

As exibições nas salas de cinema portuguesas: 
  • 10 de maio, 20h00 – O Cinema da Villa, Cascais – CORPUS CHRISTI – A REDENÇÃO 
  • 13 de maio, 20h00 – Cinema Vida, Ovar – MAIS UMA RODADA 
  • 14 de maio, 20h00 – Cinema Trindade, Porto – COLECTIV – UM CASO DE CORRUPÇÃO 

Na sexta-feira, 14 de maio às 16h00 assista ao debate em direto com os realizadores Thomas Vintenberg (Mais uma Rodada) e Alexander Nanau (Colectiv) e o ator principal Bartosz Bielenia (Corpus Christi) no Facebook Live.

Filmes em competição

Another Round - Mais uma Rodada do realizador dinamarquês Thomas Vinterberg (título original: Druk)

Já ouviu falar da teoria obscura de um psicólogo norueguês, segundo a qual uma pequena quantidade de álcool no nosso sangue pode abrir as nossas mentes, aumentar a criatividade e nos manter felizes? Quatro professores de liceu fizeram essa experiência, que inicialmente se parece à cura de uma crise de meia-idade, mas acaba por derrapar. O filme de Vinterberg não se cinge apenas ao tema da bebida, mas pretende passar uma mensagem mais específica sobre como enfrentar os altos e baixos da vida e ser honesto e relação a eles.


Another Round ganhou o Óscar 2021 de Melhor Filme Internacional. A produtora de Leonardo Dicaprio está a planear um remake em inglês.

Colectiv - Um Caso de Corrupção do realizador romeno Alexander Nanau (título original: Colectiv)

Este documentário comovente deve o seu título a uma discoteca de Bucareste, onde um trágico incêndio matou 27 jovens em 2015, deixando 180 pessoas feridas. O documentário retrata a investigação levada a cabo por um grupo de jornalistas que tentam perceber por quê 37 das vítimas morreram em hospitais apesar dos seus ferimentos não terem sido considerados fatais. Além de revelarem o terrível nepotismo e a corrupção que custam vidas, também demonstram que as pessoas corajosas e determinadas podem destituir sistemas corruptos.


Colectiv estava nomeado ao Óscares deste ano nas categorias de
Melhor Filme Internacional e de Melhor Documentário.

Corpus Christi – A Redenção do realizador polaco Jan Komasa (título original: Boże Ciało)

O filme é baseia-se, parcialmente, na história real de um jovem ex-presidiário que envereda por uma transformação espiritual e quer tornar-se padre. Por ironia do destino, acaba por ficar responsável por uma paróquia numa aldeia remota da Polónia. Com o desenrolar da trama, ele confronta um segredo trágico que está consumir a comunidade. Através da história deste pregador carismático, Komasa reflete sobre o que cria uma comunidade e o que nos torna suscetíveis tanto a líderes falsos como aos reais.

Corpus Christi foi nomeado ao Óscares de 2020 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Como votar 


Este ano, o vencedor será escolhido por eurodeputados e pelo público, cada grupo representando 50% dos votos.

Avalie todos os três filmes de uma a cinco estrelas em https://luxaward.eu/pt-pt até 23 de maio.

Pode igualmente mudar a sua classificação, pois apenas contará o seu último voto. Vote para ter a oportunidade de participar na próxima cerimónia do European Film Awards em dezembro de 2021.


Sobre o LUX Prémio do Público

O Parlamento Europeu lançou o Prémio LUX em 2007 com o objetivo de apoiar a produção e distribuição de filmes europeus e de, em paralelo, estimular a reflexão sobre as questões políticas e sociais atuais e celebrar a cultura europeia.

Este ano, o Parlamento associou-se à European Film Academy, à Comissão Europeia e à rede Europa Cinemas para a nova versão do prémio, que passou a chamar-se LUX Prémio do Público a um publicado mais alargado.

Todos os três finalistas encontram-se legendados nas línguas oficiais da UE. O filme vencedor também será adaptado para deficientes visuais e auditivos.

* na hora de Lisboa